Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


MORREU O PRESIDENTE DO PARLAMENTO EUROPEU DAVID SASSOLI

Escrito por em Janeiro 11, 2022

David Sassoli morre após internamento cerca de duas semanas num hospital de Aviano

Aviano 11 Janeiro 2022 – O Presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, morreu hoje aos 65 anos de idade, após cerca de duas semanas num hospital de Aviano em Itália, devido a um problema do seu sistema imunitário.

David Sassoli foi um dos jornalistas mais reconhecidos em Itália. Passou a dedicar-se à política ao aderir ao Partido Democrático, pelo qual foi eleito eurodeputado em 2009 e mais tarde Presidente do Parlamento Europeu em 2019.

David-Maria Sassoli, nasceu em Itália, a 30 de Maio de 1956. Na década de 1970 licenciou-se em Ciência Política pela Universidade de Florença, cidade onde nasceu.

Abraçou a profissão de jornalista em 1986, começou a trabalhar em jornais e agências noticiosas locais até chegar ao jornal Il Giorno, em Roma. Em 1992, passou para a estação de televisão pública italiana, RAI, como repórter e correspondente de um dos canais do grupo TG3. Mais tarde, trabalhou em programas noticiosos na RAI Uno e RAI Due, antes de se juntar à redação do TG1 em 1996 como correspondente especial.

Em 2009, David Sassoli, deixou a carreira jornalística e filiou-se no Partido Democrático Italiano, de centro-esquerda, fundado dois anos antes. Foi eleito eurodeputado em 2009 e mais tarde em 2019 Presidente do Parlamento Europeu.

Sassoli, contraiu uma pneumonia em Setembro de 2021, o que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França. Embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano do Parlamento Europeu, como aliás já estava previsto, deverá ser eleito um novo Presidente da Assembleia.

A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PEE) e atual Vice-Presidente é considerada favorita para suceder ao dirigente socialista italiano, que desenpenhava o cargo desde o verão de 2019.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *