Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


MORREU O GENERAL LOUREIRO DOS SANTOS

Escrito por em Novembro 17, 2018

Morreu o general José Loureiro dos Santos, aos 82 anos, esta manhã em Lisboa.Natural de Sabrosa, foi ministro da Defesa Nacional nos IV e V Governos Constitucionais, chefiados por Carlos Mota Pinto e Maria de Lourdes Pintasilgo, ambos de iniciativa presidencial do general Ramalho Eanes, à altura Presidente da República.

Militar, pertencia  do ramo de artilharia e foi vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e Chefe do Estado-Maior do Exército. Foi membro do Conselho da Revolução,  depois de ter cumprido duas comissões no Ultramar, em Angola e Cabo Verde e ainda como major, participou no planeamento e execução das operações do 25 de novembro de 1975, tendo passado à reserva em 1993.

Lecionou no Instituto de Estudos Superiores Militares, do qual fez parte do conselho científico, e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, no qual foi membro do Conselho de Honra. Era ainda membro da Academia das Ciências de Lisboa e do Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa, como personalidade externa.

Loureiro dos Santos foi também escritor, com vasta obra, e deu ainda inúmeras conferências, tendo colaborado em vários órgãos de comunicação social sobre temas de geoestratégia e de geopolítica.

Não são ainda conhecidos detalhes sobre a hora e local do funeral.

                                                            General José Loureiro dos Santos