Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


MORREU JÚLIO POMAR

Written by on Maio 22, 2018

O artista plástico Júlio Pomar morreu esta terça-feira aos 92 anos no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava internado há algum tempo, devido a problemas de saúde relacionados com a idade.

Nascido em Lisboa, em 1926, Júlio Pomar foi uma referência na arte moderna contemporânea e deixa uma vasta obra, marcada pela resistência politica, pelo erotismo e pela diferença cultural.

Júlio Pomar estudou na escola de artes decorativas António Arroio e nas escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto, mudou-se para Paris, mas duas décadas depois regressou a Lisboa e passou a dividir a vida e o trabalho artístico entre as duas cidades.

A obra foi dedicada sobretudo à pintura e ao desenho, mas realizou igualmente trabalhos de gravura, escultura, ilustração, cerâmica e vidro, tapeçaria, cenografia para teatro e decoração mural em azulejo e em 2004, foi condecorado pelo, então, Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem da Liberdade.

Numa primeira reação à notícia da morte de Júlio Pomar, Marcelo Rebelo de Sousa descreveu o artista como uma “grande personalidade da cultura” que “esteve sempre à frente do seu tempo“.