Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00


Morreu Jorge Sampaio 1939-2021

Written by on Setembro 10, 2021

Lisboa 10 Setembro 2021 – Jorge Sampaio morreu esta sexta-feira, aos 81 anos. Estava internado no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, desde os últimos de Agosto, devido a dificuldades respiratórias. Deixa viúva Maria José Ritta, com quem casou em Abril de 1974, e de quem teve dois filhos, Vera e André.

Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS de 1989 a1992, presidente da Câmara de Lisboa de 1990 a 1996, onde pela primeira vez juntou os partidos à esquerda do PS conseguindo dessa forma derrotar Marcelo Rebelo de Sousa e Presidente da Republica entre 1996 e 2006. Sobreviveu a duas operações ao coração e como Presidente atravessou cinco governos.

Filho de Arnaldo Sampaio, médico vimaranense, e de Fernanda Bensaúde Franco, lisboeta de ascendência judaica, educada em Inglaterra, professora particular de inglês. Na sua juventude envolveu-se na luta contra o regime de Salazar e Marcelo Caetano, tendo-se destacado como figura importante na Crise Académica de 1962, tendo devido a essa atividade sido preso duas noites em Caxias. Tornou-se uma das principais figuras do PS e da consolidação da democracia portuguesa.

Licenciado em Direito, demonstrou uma grande capacidade para conseguir consensos e estabelecer pontes improváveis entre posições antagónicas. A sua carreira ganha dimensão a partir de 1963, como defensor de presos políticos no Tribunal Plenário de Lisboa Entre vários perseguidos do Estado Novo, defendeu, a pedido de Mário Soares, um dos autores do “Golpe de Beja”, que na Passagem de Ano de 1961 para 1962 tentou derrubar o regime do Estado Novo, com a tomada de assalto do Regimento de Infantaria N.º 3 naquela cidade.

«Vivemos numa sociedade onde o acesso à informação se reveste de uma importância crescente. De entre os muitos aspectos de que se caracteriza esta nova sociedade da informação quero destacar apenas um. A ampliação dos instrumentos e meios de acesso à informação permite, também, uma maior transparência e proximidade entre os órgãos do poder político e as populações, contribuindo assim para o reforço dos regimes democráticos», pode ler-se na mensagem de saudação no sítio de arquivo onde consta a página oficial da Presidência da Republica no tempo do Presidente Jorge Sampaio.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *