Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Via Aberta

20:00 23:59

Atual

Via Aberta

20:00 23:59


Morreu Gary Brooker, vocalista dos Procol Harum

Escrito por em Fevereiro 23, 2022

O Mundo da Musica está mais triste, partiu a voz de “A White Shader of Pale”, o êxito icónico dos Procol Harum

Hackney, Reino Unido, 23 Fevereiro 2022 – Gary Brooker, 76 anos, vocalista e pianista do grupo britânico Procol Harum, morreu no sábado passado de cancro. A notícia foi revelada esta terça-feira, num comunicado publicado no site oficial da banda, onde é revelado que Brooker, morreu “de forma pacífica em casa”.

Brooker nasceu em Hackney, Londres, em 1945, filho de um músico. Em 1962, fundou uma banda chamada The Paramounts, que tocou em concertos com os Rolling Stones, mas sem atingir o sucesso.

Em 1966, fundou os Procol Harum com Keith Reid. O êxito que definiu a banda foi a estreia com a “Ária na Corda Sol”, de Bach, a música foi composta por Brooker, que toca piano e canta, e Matthew Fisher, que é responsável pelo famoso órgão Hammond M102 utilizado no tema, enquanto a letra ficou a cargo de Keith Reid. Fisher.

“A Whiter Shade of Pale”, fazia parte do primeiro disco, que também continha “Homburg”, outro êxito. Seguiu-se “Shine on Brightly” e “A Salty Dog”. Até 1977, ano em que acabaram e lançaram “Something Magic”, os Procol Harum fizeram nove álbuns, evoluindo para rock progressivo e sinfónico além do psicadelismo e r&b com influência clássica.

A banda voltou a reunir-se em 1991, com Brooker, Fisher, que saiu em 2004, e Reid, que saiu em 2017. Lançaram três álbuns: “The Prodigal Stranger”, no ano da reunião, “The Well’s on Fire”, de 2003, e “Novum”, de 2017. A banda tocou em Portugal pela última vez em 2019.

Fora da banda, Brooker lançou um disco a solo em 1979, “No More Fear of Flying”, tocou piano em “All Things Must Pass”, de George Harrison, amplamente considerado um dos melhores álbuns a solo de ex-membros dos Beatles, fez parte das bandas de Eric Clapton e Ringo Starr, cantou com Alan Parsons Project, pertenceu aos Bill Wyman’s Rhythm Kings e encabeçou os Gary Brooker Ensemble.

Foi ainda ator de cinema, fez de Juan Atilio Bramuglia, o advogado e Ministro dos Negócios estrangeiros argentino, em Evita, de Alan Parker, adaptação do musical homónimo de Andrew Lloyd Webber.

Em 14 de junho de 2003, foi nomeado membro da Ordem do Império Britânico nas cerimónias do aniversário da Rainha, em reconhecimento de seus serviços de solidariedade social.

Muitos de certo ainda se lembram da emoção sentida e das faces coradas quando, “A White Shader of Pale”, em forma de disco de vinil se encontrava com a agulha dos gira discos nas épicas festas de garagem e todos esperavam ansiosamente  pelo chamado “fandango”.

Pode recordar aqui a versão original de “A White Shader of Pale”.

 

Pode recordar também a versão “A White Shader of Pale”, interpretada por  Gary Brooker,  num concerto  com a Danish National Concert Orchestra and choir, no  Castelo de Ledreborg,  na Dinamarca, em Agosto de 2006.

e Fortuna

Paulo António Monteiro

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *