MORREU A ESCRITORA NATÁLIA NUNES
Escrito por ARCO em Fevereiro 13, 2018
A escritora Natália Nunes, autora dos romances “Regresso ao Caos” e “Assembleia de Mulheres”, morreu hoje, na Ericeira, aos 96 anos.
Estreou-se na literatura em 1952, com “Horas vivas: Memórias da Minha Infância“, onde retrata o ambiente quase medial na Beira Alta da altura da sua infância e a partir de então jamais deixou a escrita que manteve a par com os seu trabalho nas Bibliotecas Nacional e da Ajuda e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde foi inicialmente bibliotecária e depois conservadora.
Resistente antifascista durante os largos anos da ditadura, pertenceu à direção da Sociedade Portuguesa de Escritores, encerrada pela PIDE em 1965. Da sua vasta obra destacam-se os romances “Autobiografia de Uma Mulher Romântica“, “As Velhas Senhoras“, “Louca por Sapatos” e “Vénus Turbulenta“, o seu ultimo romance, publicado em 1997.
Nascida em Lisboa, destacou-se nas letras, através de romances como “Autobiografia de Uma Mulher Romântica” e “Vénus turbulenta”, mas também como dramaturga e ensaísta, e construiu uma das mais vastas obras, como contista, na literatura portuguesa, com títulos como “Ao Menos um Hipopótamo”, “As Velhas Senhoras”, “Louca por Sapatos”.