Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


Missão Ucrânia: Chega o Primeiro Grupo de Ucranianos Parte Segundo Comboio

Escrito por em Março 8, 2022

Missão SOS Ucrânia

Chegada do Primeiro Grupo da primeira missão e partida do segundo comboio humanitário

Paulo António Monteiro Diretor de Informação

Lisboa 8 Março 2022 – Por volta da 1:00 da madrugada, foi recebido no Centro de acolhimento, disponibilizado pela Câmara Municipal de Lisboa, o primeiro grupo de refugiados da Ucrânia transportado pela 1ª missão de resgate apoiada pela Radio Nova Cruzeiro. Nas instalações da Polícia Municipal de Lisboa, em Campolide, o grupo tinha à espera elementos do SEF, da Segurança Social, das Finanças e dos serviços de apoio social da edilidade. Hoje, partiu um segundo comboio composto por 26 viaturas onde se inclui uma ambulância e um autocarro de passageiros providenciado pela Câmara Municipal de Odivelas.

 

Parte do primeiro grupo de cidadãos Ucranianos chegados cerca da 1:00 da madrugada a Lisboa.

Nelson Silva, um dos organizadores, também membro da Associação Rádio Cruzeiro, acompanhou toda a operação de ida e volta e hoje partiu de novo em missão. À despedida, declarou à nossa reportagem que uma das principais dificuldades na viagem de regresso foi lidar com o stress que as notícias do agravamento da situação na Ucrânia provocaram nos refugiados, quando recebiam notícias dos familiares sobre o desenrolar da guerra.

Outro problema, identificado pelo grupo de voluntários portugueses, foi o perigo decorrente da falta de acompanhamento de menores que chegam  da Ucrânia nos chamados Comboios da Liberdade. Segundo Nelson Silva, “a missão portuguesa está a envidar esforços para estabelecer um posto permanente para recolher, devidamente identificados os menores que serão encaminhados para os seus familiares em Portugal. Pertende-se evitar que caiam nas redes tráfico de menores. De salientar que a comitiva de voluntários portuguesa integra médicos, enfermeiros, técnicos do corpo diplomático e elementos das forças armadas e policiais entre outros.

Todos os refugiados seguem para Portugal, com um local já definido para se alojarem. Com este procedimento a organização tenta evitar o prolongamento do sofrimento dos que saem da Ucrânia, “quando chegaram queremos que se sintam imediatamente o mais possível em casa, sem permanecerem internados em centros de acolhimento, já chega de sofrimento”, afirmou Nelson Silva.

Susana Santos, Vereadora da Câmara Municipal de Odivelas e Nuno Gaudêncio, Presidente da Junta da Freguesia de Odivelas, junto ao autocarro providenciado pela Autarquia à partida da 2ª Missão SOS Ucrânia

Uma nova missão partiu hoje do Parque das Nações, com mais de uma tonelada de material medico destinado à Ucrânia.

Em apoio desta inciativa marcaram presença Nuno Gaudencio, Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas e Susana Martins, vereadora da Câmara Municipal de Odivelas. Salientamos que a edilidade odivelense, deu um importante contributo para esta missão ao facultar, a pedido da Associação Rádio Cruzeiro, um autocarro de passageiros de longo curso para reforçar a capacidade e o conforto do resgate dos ucranianos que virão para Portugal.

Ouvimos Susana Santos vereadora da Câmara Municipal de Odivelas, que nos falou da motivo do apoio camarário e explicou a forma como os odivelenses podem contribuir e colaborar com esta causa de emergência humanitária.

Nesta operação, a autarquia, através da articulação e apoio da Junta da União de Freguesias de Pontinha e Famões, da Junta de Freguesia de Odivelas e da Unidade Especial da Polícia, enviou mais de 1 tonelada de medicamentos e 7 toneladas de alimentos não perecíveis, roupas, entre outros bens.

O objetivo é trazer cerca de  300 refugiados ucranianos que se encontram na Polónia.

A chegada da comitiva à cidade de Cracóvia está prevista para quinta-feira, 10 de Março, devendo o  regresso a Lisboa ocorrer na segunda-feira, dia 14 de março, onde terão à sua espera familiares e amigos que residem no nosso país.

Na caravana seguem funcionárias da autarquia: Cláudia Tinoca, psicóloga, e Lyubov Balog, terapeuta ucraniana que servirá de intérprete.

Diogo Castro Voluntário Condutor da Ambulância dos Bombeiros de Colares de apoio ao Comboio Humanitário.

Voluntária Adélia Martins junto da sua viatura já carregada e pronta a partir na 2ª Missão SOS Ucrânia

A motivação deste grupo de voluntários está espelhada nas declarações de Adélia Martins, quando questionada sobre as eventuais dificuldades que poderá enfrentar nesta missão.

 

 

 

 

 

Neste momento (17h00 de Lisboa) o comboio humanitária está perto de S. Sebastian, País Basco, Espanha e segue para Clermont-Ferrand, França, onde a caravana pernoitará.

A todos os voluntários e irmãos ucranianos que escolheram Portugal para refazer as suas vidas desejamos uma boa viagem.

Para obter uma resposta mais rápida, organizada e eficaz dos pedidos de todos os amigos ucranianos que tenham familiares e amigos que, queiram refugiar-se em Portugal, por favor contacte:

SOS Ucrânia pelo número 800 910 111 

 

Paulo António Monteiro

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *