MARISA VENCEU PRÉMIO LUSO-ESPANHOL DE ARTE E CULTURA
Escrito por ARCO em Novembro 5, 2018
A fadista Mariza venceu por unanimidade do jurí, a edição de 2018 do Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2018, pelo seu trabalho a favor do fomento das relações entre Portugal e Espanha. O anuncio foi feito Ministério da Cultura em comunicado, onde se refere também, que a ministra já felicitou Mariza por esta distinção.
O júri considerou que o trabalho de Mariza a favor do fomento das relações entre Portugal e Espanha é visível na sua participação no filme `Fados`, do realizador espanhol Carlos Saura, e nos numerosos concertos que, desde 2008, dá em vários locais de Espanha, assim como nos duos que interpreta com reconhecidos cantores como Miguel Poveda, Tito Paris, Concha Buika ou Sergio Dalma, uma fusão bem-sucedida de ritmos que contribuem para derrubar fronteiras e aproximar públicos.
O Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, é bienal, foi criado em 2006 e nas edições anteriores foram distinguidos, a jornalista Pilar del Río, o escritor e tradutor José Bento, o professor Perfecto Cuadrado, o arquiteto Álvaro Siza Vieira, o realizador Carlos Saura e a escritora Lídia Jorge.