Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Power Play

20:00 23:59

Atual

Power Play

20:00 23:59


Mamadou Ba Homenageado Pela Front Line Defenders

Escrito por em Novembro 25, 2021

Distinção atribuída a Mamadou Ba, dirigente do SOS RACISMO,
pela organização internacional Front Line Defenders

 

Lisboa 25 Novembro 2021 – No dia 26 de Novembro, Sexta feira, terá lugar uma cerimónia de entrega do prémio em Lisboa, no Palácio das Galveias às 20H. O SOS RACISMO considera que esta distinção vem reforçar a importância do trabalho anti-racista e da luta por uma sociedade mais justa e igualitária em todo o mundo e sublinha a importância de ativistas como o Mamadou Ba que dedicam a sua vida a esta causa em Portugal em articulação com organizações internacionais.

Nasceu e cresceu no Sul do Senegal, visitando esporadicamente Bissau, onde tinha família e onde se interessou pela língua portuguesa. Licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesa pela Universidade Cheikh Anta Diop, em Dacar, e, em 1997, mudou-se para Portugal, onde frequentou um mestrado na mesma área, com uma bolsa do Instituto Camões. Posteriormente, tirou o curso de tradução pela Universidade de Lisboa. Em Portugal, país do qual veio a adquirir nacionalidade, trabalhou na construção civil e na tradução de documentos do francês, bem como em diversas associações e em assessoria para o Bloco de Esquerda.

É membro fundador de associações antirracistas e de afrodescendentes, nomeadamente, a Associação Luso-Senegalesa, a Rede Anti-Racista de Portugal, a Diáspora Afrique e a Aliança das Pessoas Africanas e de Ascendência Africana na Europa, e integra outras, como a SOS Racismo, de que é dirigente, e a Coordenação da Plataforma Afrodescendentes de Portugal.

Foi membro efetivo do Conselho da Administração da European Network Against Racism de 1999 a 2010, em representação de Portugal.

Na vida partidária, foi dirigente do Bloco de Esquerda, cuja Mesa Nacional, órgão máximo entre convenções, integrou. No entanto, desfiliou-se do partido em 2019.

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *