Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


LOURES: “NATAL COMABRIGO” REUNIU ALMAS EM SITUAÇÃO DE SEM-ABRIGO

Escrito por em Dezembro 20, 2018

Como forma de assinalar a época natalícia, o Município de Loures promoveu, um almoço de Natal e o acesso a um conjunto de serviços a pessoas em situação de sem-abrigo do concelho.

O Natal ComAbrigo reuniu cerca de duas dezenas de pessoas, em situação de sem-abrigo, na Academia dos Saberes de Loures, onde participaram na iniciativa cujo objetivo foi trazer para junto desta população, os serviços disponibilizados pelos parceiros formais do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Loures (NIPSA).

Ao longo da manhã, os participantes tiveram acesso a diversos serviços, nomeadamente, do Centro de Saúde, Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Gabinete de Apoio ao Migrantes, Centro de Respostas Integradas e outros, que prestaram apoio e esclarecimentos. Também o serviço itinerante dos Médicos do Mundo esteve disponível para efetuar um conjunto de rastreios a diversos tipos de doenças.

A Associação Luíz Pereira Motta prestou assistência na área dos cuidados de higiene, e os serviços municipais distribuíram roupas e agasalhos, para trazer um pouco do conforto e do espírito natalício que se vive nesta época.

E como no Natal a reunião é à volta da mesa, participantes e técnicos juntaram-se para confraternizar e comer os típicos bacalhau e sobremesa de arroz-doce. No final do almoço, decorreu um momento musical protagonizado pelo Conservatório d’Artes de Loures.

O NPISA de Loures, foi criado em 2016, integra doze entidades da área social, entre elas o Município de Loures que tem a responsabilidade de coordenar este núcleo, cuja função é sinalizar pessoas em situação de sem-abrigo, prestando-lhes cuidados e acompanhamento nas mais diversas áreas e articulação com as restantes entidades parceiras.

Foto: C.M.L

 

 

Marcado como