Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


LOURES FEZ BALANÇO POSITIVO DO PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIOS

Escrito por em Novembro 21, 2018

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta reuniu, nas instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loures, para apresentar o balanço do período crítico de incêndios em 2018 e, também, o plano de ação para 2019.

Os resultados muito positivos, quer no número de ocorrências, quer na dimensão da área ardida e Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, revelou ter sido o terceiro ano com menos ocorrências e o segundo com menor área ardida da última década.

Paulo Piteira destacou ainda o trabalho e contributo das equipas de sapadores florestais, posicionados em locais estratégicos, em complemento da atividade do posto de vigia de Montachique. Mais preocupante foi
o aumento substancial dos falsos alarmes, que chegaram à meia centena e que desviam meios que podem ser essenciais para combater situações de emergência.

No que diz respeito ao Plano de Ação para 2019, vão ser abertos mais vinte quilómetros da rede viária florestal, que se juntam aos 22 quilómetros abertos em 2018 e melhorada desta rede viária em termos de drenagem, estabilização do pavimento bem como a criação dos dez metros laterais de faixas de gestão de combustível.

Na área da sensibilização, face ao número de falsos alarmes, na sua maioria relacionadas com queimadas agrícolas, serão realizadas ações de sensibilização em todas as freguesias do concelho.

Foto: C.M.Loures