Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


LOURES: A PRESIDÊNCIA EM BUCELAS APROXIMOU GESTÃO MUNICIPAL DAS REALIDADES LOCAIS

Escrito por em Junho 18, 2019

Em Loures a Administração Municipal instalou-se na freguesia de Bucelas para ouvir a população, visitar instituições, e apresentar as grandes opções municipais para a freguesia. A iniciativa começou com o hastear da bandeira do Município, na Casa do Povo de Bucelas, e de uma visita à Unidade de Saúde de Bucelas, após a qual o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares, lembrou a necessidade de mais meios para a área da Saúde no concelho.

No Museu do Vinho e da Vinha, o presidente da autarquia recordou o trabalho desenvolvido na área das atividades económicas, referindo-se à criação da Loures Investe e do Loures Inova. Bernardino Soares mencionou ainda a importância da construção da variante a Bucelas, lembrando que a Câmara Municipal já fez tudo o que estava ao seu alcance para que esta nova via, que retiraria muito tráfego do centro de Bucelas, seja uma realidade, esperando-se a sua execução por parte da Infraestruturas de Portugal.

Na Igreja de Bucelas, verificou-se a necessidade de algumas obras e na Escola Básica foi apresentado o projeto de remodelação do campo de jogos, que inclui a criação de novas zonas de lazer e recreio e novos equipamentos desportivos.

Bernardino Soares visitou ainda o pólo  Academia dos Saberes de Bucelas  e a Instituição de Apoio Social da freguesia, com quem a Câmara Municipal assinou um acordo que vai permitiralargar a capacidade de resposta ao nível da infância. Na Junta de Freguesia de Bucelas depois do contacto com os trabalhadores, foi assinado o auto de consignação do Projeto ValoRio, uma iniciativa que dá continuidade à requalificação do rio Trancão. O dia terminou com as visitas ao Centro de Cultura e Desporto de Vila Nova, ao Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, à Banda Recreativa de Bucelas e à cooperativa Solcasa, na qual foi apresentado um plano para a regulamentação do trânsito e do estacionamento no bairro.

No sábado, o dia começou no quartel dos Bombeiros Voluntários de Bucelas que, tem vindo a ser alvo de obras de remodelação e ampliação. O presidente da Autarquia lembrou que está em curso a elaboração de um regulamento que visa o apoio à aquisição de viaturas. Trata-se de um apoio autónomo que irá complementar outros apoios já protocolados com os bombeiros do concelho e que será mais uma ajuda para aqueles que, diariamente, estão ao serviço da população. Depois de uma passagem pelo mercado, seguiu-se a visita ao Clube de Futebol “Os Bucelenses”, onde a renovação do sintético foi um dos temas mais referenciados, após o que a comitiva municipal rumou à Chamboeira, onde os munícipes lembraram  a questão da mobilidade e transportes públicos, que será alvo de análise no âmbito da reestruturação da rede de transportes públicos, a efetuar pelos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

A Casa do Povo de Bucelas acolheu a sessão de encerramento, na qual Bernardino Soares resumiu aquilo que foram os dias de A Presidência em Bucelas e onde marcaram presença, além do vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira, os vereadores Tiago Matias, Gonçalo Caroço, Sónia Paixão, João Calado, Nuno Botelho, Ivone Gonçalves e António Marcelino.  O presidente da Câmara Municipal de Loures sublinhou que o executivo municipal teve oportunidade de ouvir e de se encontrar “com todas as entidades relevantes da freguesia, e também com a população, com quem podemos trocar opiniões, ouvir críticas e sugestões em relação a cada matéria”. Entre as diversas matérias comtempladas no Orçamento de 2019, o autarca salientou a redução do IMI, pelo sexto ano consecutivo. “Uma redução feita de forma sustentada para depois não termos que voltar para trás” e sobre uma das maiores preocupações na freguesia de Bucelas, recordou que “Da mesma forma, mantivemos o tarifário dos SIMAR, apesar de termos visto crescer os custos com o fornecimento de bens para o funcionamento deste serviço, como é o caso do fornecimento de água”.