Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Lisboa Contra Putin

Escrito por em Fevereiro 28, 2022

Multidão contra a invasão da Ucrânia ordenada por Putin

 

Lisboa, 27 Fevereiro 2022 – Milhares de portugueses, ucranianos, russos, polacos, cidadãos do Bangladesh e outras nacionalidades manifestaram-se ontem Lisboa, junto à embaixada russa onde as ruas circundantes foram pequenas para acolher a multidão de apoio à Ucrânia que juntou quase todos os partidos, numa mancha azul e amarela, com as cores ucranianas aos gritos contra Putin.

Uma bandeira azul e amarela com as cores da Ucrânia, passou por cima das cerca de cinco mil pessoas que marcaram presença para prestar solidariedade ao povo ucraniano. A manifestação pela paz e contra a invasão da Ucrânia ordenada por Putin, contou com a atuação do músico Salvador Sobral, que cantou na língua Ucraniana.

“Pela paz, contra a invasão” foi a palavra de ordem das juventudes partidárias do PS, PSD e CDS-PP, partidos Livre, Iniciativa Liberal, PAN e Bloco de Esquerda.

Sobre a proteção de barreiras de colocadas a cerca de 100 metros da porta da embaixada da Rússia, os manifestantes fizeram ouvir o seu protesto ao longo de cerca de três horas cânticos os hinos ucranianos e português, muitas palavras de ordem contra o Presidente russo como “assassino, assassino” e “está na hora, está na hora de Putin ir embora” que forma entremeados com agradecimentos a Portugal.

Num ato pleno de simbolismo e unidade, os líderes da JS, JSD e JP e dos restantes partidos promotores da concentração, subiram ao palco improvisado, de mãos dadas, e gritaram “NÃO À GUERRA! SIM À PAZ”.

Os cartazes

Os diversos cartazes em ucraniano e português continham frases de de repúdio pela invasão russa, “Stop Putin”, “Paz”, “Free Ukraine”, “Peace for Ukraine”, “Hands off Ukraine”, “Europe, help Ukraine. Stop russian terror” ou “Putin killer” eram algumas das frases mais utilizadas (Fotos de Paulo António Monteiro).

Pelas 17:30 os manifestantes decidiram rumar até ao Marquês de Pombal, para continuar a sua manifestação de apoio ao povo ucraniano.

 

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *