LAVANDARIA VIRA “PESADELO”NO BAIRRO DA ESPERANÇA
Escrito por ARCO em Fevereiro 20, 2018
É um pesadelo que dura desde 2011, para quem mora no Bairro da Esperança em São João da Talha.
A população tem vindo a queixar-se, de vários problemas relacionados com ruído, poluição atmosférica e ameaças à saúde pública com origem numa lavandaria industrial instalada naquele bairro, a menos de dez metros dos limites das habitações daquela urbanização.
Esta lavandaria industrial, que já esteve em Frielas, tem sido acusada de laborar fora do horário que a lei permite, provocando ruído que prejudica o descanso dos moradores. A zona da casa das máquinas anexa à lavandaria, criada posteriormente está perto das habitações e não dispõe do isolamento acústico adequado. Por outro lado, das chaminés da lavandaria são expelidos pedaços de cotão, provavelmente provenientes dos lençóis hospitalares ali lavados, que inundam os quintais e as casas em redor e que revela a ausência de filtros que evitem a propagação de detritos para o exterior da lavandaria. Além do ruído e da poluição os moradores garantem as descargas da lavandaria são feitas nos coletores municipais do Bairro da Esperança.
Por tudo isto o Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente sobre os problemas provocados pela lavandaria e quer saber que medidas serão adotadas para repor a correta laboração da empresa, em particular se “tem todas as licenças necessárias e se pode,(…( laborar tão perto da população, dada a natureza da sua atividade, no que toca à lavagem de têxteis hospitalares” mas também se, ” da referida atividade, podem resultar problemas de saúde pública para os bairros limítrofes”.
O Bloco de Esquerda entregou igualmente requerimentos na Assembleia Municipal de Loures e na Assembleia de Freguesia de Santa Iria da Azoia, São João da Talha e Bobadela sobre esta situação.