Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

24.7

13:00 14:00

Atual

24.7

13:00 14:00


LAURENCE DES CARS A PRIMEIRA MULHER À FRENTE DO LOUVRE

Escrito por em Junho 10, 2021

O Presidente, francês, Emmanuel Macron, escolhe uma mulher para dirigir o Louvre, o museu mais visitado no mundo, sediado em Paris.

Paulo António Monteiro

Paris 27 Maio 2021 – Pela primeira vez na história o famoso museu parisiense terá como responsável máximo uma mulher. Macron escolheu a curadora e historiadora de arte Laurence des Cars, 54 anos, especialista em arte do século XIX e início do século XX, atual presidente do Museu de Orsay.

Filha do jornalista e escritor Jean des Cars, neta do romancista Guy des Cars, a nova dirigente do Louvre revelou o seu dinamismo à frente do Museu de Orsay, onde implementou o projeto “Orsay Aberto”, que «expandiu a programação da instituição, os espaços reservados a exposições, destacou a diversidade, as questões sociais e a importância de atrair novas gerações», sublinha o jornal Le Figaro.

Em 2019, apresentou a exposição “O corpo negro, de Géricault a Matisse”, com modelos negros que inspiraram os grandes pintores clássicos e como eles eram representados pelos artistas, teve enorme impacto positivo de crítica e público.

Laurence des Cars é a primeira mulher a chefiar o Louvre, o maior museu do mundo, fundado há 228 anos, em 1793.

Em entrevista à rádio France Inter, Laurence des Cars, que assume o cargo em 1° de Setembro, detalhou sua visão; “O Louvre tem uma vocação universal e o que me interessa é este potencial”.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *