Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


João Rendeiro foi encontrado enforcado na cadeia

Escrito por em Maio 13, 2022

Durban 13 Maio 2022 – João Rendeiro, foi encontrado morto dentro da cela na prisão de Westville, em Durban, na África do Sul, revelou, a CNN Portugal. O ex-banqueiro, de 69 anos, partilhava uma cela de 80 metros quadrados com cerca de 50 reclusos, adensa ainda mais o mistério envolto neste caso, a circunstância da morte está a ser investigada.

A advogada do antigo presidente do BPP, June Marks, afirmou à Lusa que Rendeiro foi hoje encontrado enforcado na cadeia onde estava detido e que está a decorrer uma investigação.

João rendeiro aguardava a decisão sobre o processo de extradição para Portugal, que estava previsto ser decidida em Tribunal numa sessão marcada para 13 de Junho.

O ex-banqueiro foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do BPP, tendo o tribunal dado como provado que retirou do banco 13,61 milhões de euros. Apenas uma das sentenças transitou em julgado e não admite mais recursos, com João Rendeiro a ter de cumprir uma pena de prisão efetiva de cinco anos e oito meses.

O ex banqueiro, foi ainda condenado a 10 anos de prisão num segundo processo e a mais três anos e seis meses num terceiro processo.

O BPP foi objeto de vários processos judiciais de; burla qualificada, falsificação de documentos e falsidade informática e diversas multas aplicadas pela supervisão bancária.

A viúva de João Rendeiro, foi detida em prisão domiciliária a 2 de Novembro de 2021, após o tribunal considerar existir perigo de fuga.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *