Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


HOT CLUB DE PORTUGAL FAZ 70 ANOS

Escrito por em Março 20, 2018

O Hot Club de Portugal faz 70 anos e é o clube de jazz mais antigo da Europa e considerado pela revista DownBeat, a conceituada revista americana de Jazz, um dos 100 melhores clubes de jazz do mundo.

De acordo com Informação sobre a programação disponível no site oficial do Hot Clube de Portugal a Associação sem fins lucrativos foi fundada por, Luiz Villas-Boas, em 1948, com o objetivo de promover e divulgar o Jazz em Portugal.

Algumas contrapartidas para sócios HCP:

  • Entrada livre na sede todos os dias da semana (exceto casos pontuais);
  • Reserva de salas na escola para estudo ou ensaios;
  • Assistir gratuitamente a master classes organizadas regularmente pela Escola;

A associação tem também a Escola de Jazz do Hot Club de Portugal, agora Escola Luíz Villas-Boas, em homenagem ao fundador do Clube, foi criada em 1979 pelo contrabaixista Zé Eduardo. Conta atualmente com cerca de 170 alunos.

História do Clube

Em 1945 já se reuniam em casa dos irmãos Sangareau alguns entusiastas do Jazz, ou da música HOT em contraposição à música clássica. Luiz Villas-Boas, os irmãos Ivo e Augusto Mayer, Gérard de Castelo Lopes e a própria Helena Villas-Boas reuniam-se para trocar discos, escutar as novidades e tocar. O grupo foi-se alargando e organizando, de forma mais ou menos informal, sessões de jazz com músicos portugueses e estrangeiros que, estando de passagem por Lisboa eram convidados a juntar-se.

Com o terreno preparado para fundar um clube de Jazz, (uma vez que através de um programa de rádio reunia desde 1948 potenciais sócios com este propósito), este grupo, liderado por Luiz Villas-Boas passou ao passo seguinte: a sua formalização. A 16 de Março de 1950 foram aprovados os Estatutos do Hot Clube de Portugal com o slogan “Divulgação da Música de Jazz” .

Desta data em diante organizaram-se Festivais de Música Moderna, concertos com músicos famosos de Sidney Bechet a Count Basie, gravação de discos e muitas Jam Sessions. O Ford Perfect de Luiz Villas-boas, parava nas docas de Lisboa e enchia-se de músicos dos barcos de cruzeiro que aí estavam atracados, que iam tocar para o HCP, regressando ao barco já de madrugada.

A instalação definitiva na Praça da Alegria deu-se no princípio dos anos 50. O incêndio de 2009, que destruiu por completo a cave do nº 39, obrigou à deslocação do Clube para umas portas abaixo.

O Hot Club é um dos mais antigos clubes de jazz da Europa e é com certeza aquele que se mantém a funcionar ininterruptamente há mais anos. A revista DownBeat, conceituada revista americana de Jazz, considera o HOT CLUB um dos melhores 100 clubes de jazz do mundo.

A sua importância na sociedade portuguesa foi oficialmente reconhecida, primeiro em 1995 pela concessão da declaração de Instituição de Utilidade Pública e mais recentemente quando recebeu o Prémio Almada Negreiros em 2001, e a Medalha de Mérito Cultural em 2004, ambos do Ministério da Cultura. Recebeu também a Medalha de Honra da Cidade, atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa em 2005.

O CLUBE abre às 22h exceto segunda e domingo. está localizado na Praça da Alegria, 48, 1250-004 Lisboa

Tel: 21 3460305

A ESCOLA funciona das das 10h às 20h nos dias úteis na Travessa da Galé 36, 1º, 1300-263 Lisboa.

Tel: 21 3619740

E-mail: hcp@hcp.pt

Informação sobre a programação disponível no site oficial do Hot Club

http://www.hcp.pt/pages/programacao_20