Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


HORÁRIO DE 35 HORAS SEMANAIS É “UM LUXO DE PAÍS RICO”

Escrito por em Janeiro 3, 2019

O Fórum para a Competitividade defendeu que o horário das 35 horas semanais, que é aplicado na administração pública, é “claramente um luxo de país rico“, sublinhando ainda que se trata de uma “anormalidade” e uma “raridade“.

A semana das 35 horas é uma raridade na União Europeia e no mundo, sendo claramente um luxo de país rico, com atividades muito concentradas nos serviços“, pode ler-se na nota de conjuntura do fórum liderado por Pedro Ferraz da Costa.

Segundo defende a instituição, na nota divulgada pela agência Lusa, apenas países muito mais ricos do que Portugal como a França podem sustentar o horário das 35 horas semanais e acrescenta que dos nove países mais desenvolvidos da OCDE apenas a Noruega tem este beneficio.

O Fórum adianta ainda que, países desenvolvidos como o Luxemburgo, a Irlanda, a Suíça, a Holanda, a Suécia e a Alemanha não praticam o horário das 35 horas semanais. Além disso, defende a organização, que a economia portuguesa está praticamente estagnada há quase duas décadas, tendo sido ultrapassada por muitos países de Leste e tornou-se na quarta mais pobre do euro e questiona a constitucionalidade da medida por ser um “privilégio” dos trabalhadores do Estado.