Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


GREVE CLIMÁTICA ESTUDANTIL LISBOA CONVOCA VIGÍLIA AZUL PELO CLIMA

Escrito por em Junho 28, 2022

Lisboa 28 Junho 2022 – Na noite de 28 para 29 de Junho, vários ativistas e organizações nacionais e internacionais estarão na Expo (Homem-Sol), numa vigília contra a presença de líderes fósseis mundiais e nacionais na conferência dos oceanos das Nações Unidas.

Os jovens estudantes portugueses e de outros países, estão em Lisboa para lutar pelos oceanos e acusam os líderes políticos de incoerência: “sendo estes os responsáveis por planos que aumentam as emissões, provocando o aumento da temperatura global e subida do nível médio das águas do mar, não podem simplesmente “pedir desculpa” e prosseguir com uma conferência repleta de palavras vazias.” afirma Alice Gato, ativista da Greve Climática Estudantil (GCE) e estudante da Nova FCSH.

A vigília de protesto para exigir o fim aos “fósseis” nos governos e o fim aos combustíveis fósseis até 2030 para garantir um oceano protegido e um clima habitável, contará com conversas do movimento por justiça climática sobre quais os próximos passos de ação pelo futuro e com a preparação de uma ação para a manhã seguinte.

A ação “contra os fósseis lutar, para não afogar!”, à frente do local da conferência – onde a entrada do movimento social está barrada – terá início às 9h, e enquadra-se na semana de ações da plataforma Salvar o Clima, que está também a organizar a Marcha Azul pelo Clima, que partirá às 18h da Gare do Oriente.

Os ativistas apelam a que a sociedade se junte à vigília, mostrando não aceitarem pedidos de desculpas vazios, bem como a sua determinação em serem líderes do seu próprio futuro.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *