Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


FESTA DO AVANTE!: A MÚSICA SINFÓNICA ASSINALA O BI-CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE KARL MARX

Written by on Agosto 20, 2018

O concerto vai decorrer no primeiro dia, sexta-feira, a partir das 22.00 horas no palco 25 de Abril e o programa da noite sinfónica da Festa do Avante! deste ano, vai assinalar o II centenário do nascimento de Karl Marx.

Sendo difícil definir o que é será «música marxista», são sobretudo os valores extramusicais, como o texto, associados à matéria sonora que permitem uma aproximação entre a esfera artística e a ideológica, considerando a ideologia num sentido restrito, de tendência, do tomar partido.

Há ainda o sentido programático dado à composição musical e reflectido no seu título e a combinação destes dois planos extra-musicais. Neste último, assinala-se a obra de um autor desconhecido do grande público, o compositor checo Erwin Schulhoff, nascido em Praga em 1894 e falecido em 1942, num campo de concentração da Alemanha nazi. Foi autor de um Oratório intitulado «O Manifesto Comunista», com texto do Manifesto do Partido Comunista, elaborado em 1848 por Marx e Engels. O Oratório começa com a frase «Ein Gespenst geht um in Europa», que em português significa um espectro ronda a Europa.

Mas a música sinfónica, pode ser trazida à efeméride dos 200 anos passados sobre o nascimento de Marx por via de outros critérios, talvez não tão explícitos, mas não menos interessantes e válidos. Por isso, em palco, vamos uma sucessão de obras que se dirigem ao grande público e àquele que acorre ao concerto sinfónico da Festa do Avante!

A orquestra será dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo e os coros terão a direção do maestro Jorge Alves.

Tagged as