Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


FALTA DE INFORMAÇÃO SOBRE REMOÇÃO DE AMIANTO NAS ESCOLAS

Escrito por em Novembro 3, 2021

MESA e ZERO preocupados com falta de informação sobre remoções de

fibrocimento com amianto nas escolas

 

Lisboa, 2 Novembro 2021 – O Movimento Escolas Sem Amianto (MESA) e a Associação Sistema Terrestre Sustentável ZERO estão preocupados com a falta de informação fornecida aos pais, encarregados de educação e professores sobre a remoção de fibrocimento das escolas. Tudo porque algumas autarquias, como a Câmara Municipal de Almada, optaram por efetuar as obras de remoção durante o período letivo. A situação está a criar um clima de preocupação e alguns pais que decidiram retirar os filhos da escola até a obra estar concluída.

André Julião, coordenador do MESA declara que, “era totalmente escusado este clima de pânico que está a criar-se entre as comunidades escolares de várias escolas, nomeadamente no concelho de Almada. Temos recebido e-mails de professores e encarregados de educação extremamente preocupados porque as remoções de fibrocimento estão a decorrer durante o período de aulas, ainda que fora do horário letivo, e aos fins de semana”

O coordenador do MESA acrescenta: “É essencial esclarecer as comunidades escolares sobre o que está a ser feito, quando estará concluído e quais as medidas de prevenção tomadas para a segurança de alunos, professores e funcionários. Tudo poderia ser resolvido com reuniões preparatórias e sessões de esclarecimento junto de pais e professores”.

O movimento e a associação aplaudem a remoção de fibrocimento nas escolas, no entanto reforçam que as remoções devem ser feitas durante as interrupções letivas de forma a evitar exposição acidental a fibras de amianto, por parte da comunidade escolar.

A melhor forma de garantir a segurança dos métodos de trabalho, dos trabalhadores e utilizadores dos espaços em geral será apostar em fiscalização durante os trabalhos de remoção de forma a que eventuais erros possam ser minorados. A Organização Mundial de Saúde realça o facto de não existir valor limite abaixo do qual a exposição ao amianto seja segura.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *