Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Power Play

20:00 23:59

Atual

Power Play

20:00 23:59


ESPANHA: FIM DA LINHA PARA RAJOY. SANCHEZ É O SENHOR QUE SE SEGUE

Escrito por em Junho 1, 2018

Tratou-se de uma mera formalidade, depois do apoio anunciado pelos nacionalistas bascos à moção de censura do PSOE de Pedro Sánchez. O Congresso dos Deputados aprovou o documento que destituiu Mariano Rajoy do cargo de presidente do governo espanhol com 180 votos a favor, 169 contra e uma abstenção. O socialista Pedro Sánchez é o senhor que se segue e toma posse amanhã, sábado, para tentar acabar a legislatura que termina em 2020.

A iniciativa surgiu na sequência das decisões judiciais do Caso Gurtel, que levou à condenação de vários antigos membros do PP, de Mariano Rajoy, por corrupção e que deixou provado que o PP beneficiou um esquema ilegal usado para conceder contratos públicos a empresas em troca de dinheiro. O próprio partido foi condenado ao pagamento de uma multa de 245 mil euros, zazão suficiente para motivar a perda de credibilidade junto dos eleitores espanhóis, na opinião do líder do PSOE, Pedro Sánchez, que levou à câmara uma moção com vista à destituição de Mariano Rajoy.
Mariano Rajoy líder do PP esteve no poder durante seis anos e ainda antes da votação da moção de censura que destituiu Mariano Rajoy do cargo de presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez disse que considera o Partido Popular essencial para o funcionamento da democracia em Espanha. O líder do PSOE sublinhou, no entanto, que o Partido Popular deve regenerar-se e renovar a liderança.
Marcado como