Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Equipa italiana Skyward é vencedora da 3.ªedição do EuRoC e equipa portuguesa RED vence prémio de motor sólido 3 000 metros

Escrito por em Outubro 21, 2022

A equipa italiana Skyward Experimental Rocketry conquistou ainda o Prémio Técnico e o Prémio ANACOM para a melhor ocupação espectral

 A equipa portuguesa RED | Rocket Experiment Division, proveniente do Instituto Superior Técnico, venceu o prémio de motor sólido 3 000 metros

Lisboa, 18 de Outubro de 2022 – A equipa italiana Skyward Experimental Rocketry sagrou-se a grande vencedora da terceira edição do European Rocketry Challenge – EuRoC. A cerimónia de encerramento e a entrega de prémios da terceira edição do EuRoC tiveram lugar em Ponte de Sor. A competição de lançamento de foguetes foi criada pela Agência Espacial Portuguesa e destina-se a estudantes universitários europeus.

A equipa italiana foi a grande vencedora da terceira edição do EuRoC, ao arrecadar três prémios: Prémio EuRoC, Prémio do melhor relatório Técnico e o Prémio ANACOM para a melhor ocupação espectral. A equipa austríaca ASTG – Aeroespace Team Graz conquistou o Prémio New Space e o Prémio de Equipa. Por sua vez, a equipa britânica Endeavour venceu o Prémio Playload, patrocinado pela Agência Espacial Europeia. Relativamente aos prémios destinados às diferentes categorias de motores em prova, sagraram-se campeãs as seguintes equipas: Prémio motor sólido 3 000 metros – RED | Rocket Experimental Division (Portugal); Prémio motor líquido 3 000 metros – TU Wien Space Team (Áustria); e, por fim, Prémio motor sólido 9 000 metros – EPFL Rocket Team (Suíça).

Durante a cerimónia de encerramento, Eduardo Ferreira, Vice-Presidente da Agência Espacial Portuguesa, destacou “a clara importância desta iniciativa para promover as tecnologias aeroespaciais na Europa”. “É importante dar espaço às vossas ambições enquanto futuros profissionais do setor, bem como à nossa missão enquanto Agência Espacial. Estou certo de que juntos, no futuro, iremos fazer história no contexto europeu e também mundial. Desde 2020, é notória a forma como evoluímos e isso só é possível graças a todas as pessoas envolvidas na organização deste concurso, mas, obviamente, graças ao vosso empenho e dedicação. Parabéns a todos vós. A partir de amanhã estaremos a preparar a próxima edição para sermos ainda melhores e esperamos voltar a ver-vos em 2023”, disse.

Por sua vez, Marta Gonçalves, Gestora de Projetos Educativos da Agência Espacial Portuguesa e responsável pela organização do EuRoC, reforçou que “nos últimos meses, todas as equipas enfrentaram diversos desafios para estarem aqui hoje e concretizarem, com sucesso, o grande objetivo deste concurso: lançar foguetes nos céus portugueses”. “Desde a última edição, a competição cresceu e amadureceu, tanto ao nível da organização, como também no número de equipas que se inscreveram e que se mostraram cada vez mais profissionais, mais preparadas, mais ambiciosas e mais decididas do que nunca. No próximo ano, esperamos ainda mais e melhor. Do nosso lado, iremos trabalhar arduamente para garantir que está tudo a postos para vos receber na 4.ª edição do EuRoC, em 2023”.

Para além da cerimónia de encerramento e da entrega dos prémios, que se realizou durante a tarde, o período da manhã ficou marcado pela partilha de experiências das equipas quanto ao processo de desenho, construção e lançamento dos seus rockets. Decorreu também uma talk promovida pela ESA – Agência Espacial Europeia – sobre a exploração espacial e as oportunidades de carreira no setor aeroespacial.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *