Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Em 25 casos de sarampo, 22 são profissionais de saúde

Escrito por em Março 17, 2018

No hospital de Santo António, onde o surto começou, todos andam com máscara de protecção e foram dadas já quase 900 doses de vacina. Dos 22 profissionais de saúde com sarampo, quase metade não estava vacinado ou só tinha tomado uma dose.

Já são 25 os casos confirmados de sarampo no surto que eclodiu esta semana no hospital de Santo António (Porto) e ainda há 32 casos suspeitos em investigação. A maior parte dos casos confirmados (22) são profissionais de saúde e, destes, cinco não estavam vacinados, quatro tinham um esquema vacinal incompleto (uma dose em vez das duas recomendadas) e um desconhecia se estava ou não imunizado.

No hospital de Santo António, onde na sexta-feira permaneciam internados três doentes por mera precaução, todas as pessoas que entram na unidade são aconselhadas a colocar máscaras de protecção. E houve uma operação de vacinação massiva: nos últimos dias, já tinham sido dadas 865 doses a profissionais da unidade, segundo o último balanço da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Este surto e o impacto que está a ter nos profissionais de saúde veio relançar o debate sobre se deve ou não ser obrigatória a vacinação neste grupo específico que está em contacto com os doentes. As opiniões dividem-se. Apesar de sexta-feira a DGS ter actualizado uma norma em que recomenda aos profissionais de saúde que façam sempre duas doses da vacina.