ELEIÇÕES USA – DEBATE CAÓTICO ENTRE TRUMP E BIDEN
Escrito por Paulo António Monteiro em Setembro 30, 2020
Aqueles que ficaram acordados esta madrugada para assistir ao primeiro dos três debates previstos entre os candidatos à presidência dos EUA, o atual Presidente Donald Trump, candidato Republicano e Joe Biden, candidato do partido Democrata, testemunharam um espetáculo deplorável com insultos inconcebíveis num país com tão fortes tradições democráticas.
As frequentes interrupções, imprecisões, insultos e acusações de parte a parte tornaram, segundo a opinião generalizada dos comentadores políticos dos EUA, este debate no pior de que há memória na história das eleições Norte Americanas.
Num show de exibicionismo Trump instalou o caos para além do que seria razoavelmente chamar debate. Ao não seguir as regras, aceites previamente, o atual Presidente tornou o confronto numa discussão sem sentido ao interromper e acusar constantemente o seu adversário. Por sua vez Joe Biden apelidou Trump de palhaço. Esta situação causou grandes dificuldades ao moderador Chris Wallace.
O atual Presidente, recusou-se a responder à pergunta sobre a situação racial que o país atravessa, não condenou os grupos que defendem a supremacia branca e pôs em causa a legalidade dos votos por correspondência. Trouxe ao debate o assunto dos negócios do filho do seu oponente mas, recusou-se a ouvir a resposta de Biden e lançou-se numa incontinência verbal que tornou quase impossível perceber de que estava a falar e o que afinal queria dizer.
Prestou-se um mau serviço à democracia, aos EUA e ao mundo numa discussão pouco esclarecedora.
Este primeiro debate a 29 de Setembro, realizou-se na Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio. Está previsto um segundo a 15 de Outubro, no Adrienne Arsht Center, em Miami, Flórida, e um último a 22 de Outubro, na Belmont University, em Nashville, Tennessee.
Assista ao debate aqui: