Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


ELEIÇÕES EUA JOE BIDEN EM BOA POSIÇÃO PARA GANHAR A PRESIDÊNCIA

Written by on Novembro 6, 2020

Naquela que é a maior participação registada numa eleição nos EUA a contagem dos votos continua. Biden está à frente em estados-chave como o Nevada, Arizona e Geórgia e está a arrecadar votos importantes na Pensilvânia. O candidato Democrata pediu paciência com a lenta contagem de votos. Por outro lado, o atual Presidente Trump apareceu à noite para se declarar como vítima de fraude.

Joseph R. Biden Jr. ganhou terreno na Pensilvânia, Nevada e Geórgia na quinta-feira, à medida que a lenta contagem dos votos nesses estados disputados o levou mais perto de obter uma maioria eleitoral e derrotar o presidente Trump.

Numa breve intervenção na sua sede de campanha em Wilmington, Delaware, Biden afirmou que continua confiante que acabará por vencer, mas não reclamou vitória.

“A democracia às vezes é complicada”, disse Biden, que permaneceu à frente no Arizona na noite de quinta-feira, mas perdeu terreno lá. “Às vezes também requer um pouco de paciência. Mas essa paciência foi recompensada agora há mais de 240 anos com um sistema de governo que tem sido a inveja do mundo”, afirmou Joe Biden acrescentando que cada voto deve ser contado.

Algumas horas depois, na sala de imprensa da Casa Branca,  Trump, sobre a contagem de votos ainda decorrer, afirmou que há uma conspiração de votos o” legais” e “ilegais” que estão a ser certificados e contados e que os Estados estão a tentar negar-lhe a reeleição. Sem apresentar nenhum fundamento para esta grave acusação acrescentou que Filadelfia e Detroit são os lugares mais corruptos do Mundo.

Em consequência destas acusações as principais estações de televisão americanas, numa ação inedita cortaram a transmissão em direto da intervenção do atual Presidente.

Ao mesmo tempo alguns deputados do mesmo partido de Trump, criticaram e desmentiram as acusações de Trump.

O deputado Adam Kinzinger, republicano de Illinois, fez a repreensão mais severa ao afirmar”isso está a tornar-se numa loucura” e exigiu que o presidente pare de “espalhar desinformação desmascarada”.

Chris Christie, ex-governador de Nova Jersey e conselheiro de Trump, disse na estação de televisão ABC: “Não ouvimos nada hoje sobre qualquer evidência das acusações”, acrescentando sobre as declarações do presidente: “Tudo o que faz é inflamar sem informar”.

A demora na contagem de votos deve-se a dois fatores, em primeiro lugar à participação record dos americanos no processo eleitoral, em segundo devido á grande percentagem de eleitores que, em face da situação pandémica, decidiram enviar o seu voto por correio. Por outro lado, temos de ter conta que cada um dos 50 Estados dos EUA tem as suas próprias leis eleitorais e que alguns são impedidos de contar os votos enviados por correio antes do dia das eleições, como é o caso destes que hoje ainda estão em disputa.

Segundo os observadores dos dois partidos em todos os centros de contagem todo o processo está até ao momento a decorrer dentro da legalidade.

Tagged as