Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: FAZ 55 ANOS QUE MORREU MARIA ISABEL ABOÍM INGLÊS

Escrito por em Março 7, 2018

EFEMÉRIDES

7 de março

1280 – Foi aprovada a primeira Concordata entre Portugal e a Santa Sé. Durante os pontificados de Clemente IV e Gregório X, D. Afonso II esteve envolvido em vários litígios com os prelados do Reino e após a sua morte, o seu filho D.Dinis procurou obter a conciliação com Roma. E foi nesta data que D. Emérito, Bispo de Coimbra, coadjuvado pelo cónego João Martins e outros representantes do rei português concluiu as negociações com o Papa Nicolau IV, tendo este emitido a bula “Cum Olim” a respeito dos quarenta capítulos em relação aos quais havia discórdia.

1761 – Foi criado o Colégio dos Nobres, destinado em exclusivo à formação dos filhos da nobreza que, no entanto, só entraria em funcionamento, cinco anos mais tarde.

1777 – Um dia após o afastamento da corte do Marquês de Pombal, D. Maria I emitiu o perdão dos marqueses de Távora e de Alorna, que haviam sido executados no reinado de D.José, seu pai, depois de acusados de conspiração.

1837 – Morreu Domingos Sequeira, aos 68 anos. Foi um importante pintor e defensor da causa liberal.

1904 – Foi criado em Portugal, o curso de Medicina Sanaitária. Foi um dos primeiros a ser criado na Europa.

1926 – Data da primeira conversa radiotelefónica transatlântica entre Nova Iorque e Londres.

1941 – Todos os judeus alemães foram condenados a trabalhos forçados.

1957 – Começaram as emissões regulares da RTP , a partir dos estúdios do Lumiar, em Lisboa.

1963 – Morreu, em Lisboa, Maria Isabel Aboim Inglês. Foi diretora do Colégio Fernão de Magalhães, professora na Faculdade de letras de Lisboa, onde lecionou História, Antiga e Moderna e Psicologia Exprimental. Viúva e com cinco filhos a cargo, nunca deixou de se entregar à luta pela Liberdade e levou uma vida de grande dignidade, apesar das várias prisões arbitrárias, durante as quais, foi barbaramente torturada pela PIDE, a polícia política de Salazar.

1974 – Foi uma quinta-feira e segundo a agenda do “Diário  Popular “, nos Emissores Associados de Lisboa, naquela altura, era assim: 6.00 – Clube Radiofónico de Portugal, 10.00 – Alfabeta, Rádio Peninsular e Rádio Voz de Lisboa, 14.30 – Rádio Graça, 19.30 – Alfabeta, Rádio Peninsular e Rádio Voz de Lisboa, 22.00 – Clube Radiofónico de Portugal. A emissão encerrava às 2.00 horas. Da programação da Rádio Graça fazia parte o inesquecível programa “Disso É Que Eu Gosto” a partir das 18.30 e até ao final do único período de emissão para o dia, daquela estação.

1975 – Passaram a ser automáticas as comunicações entre Portugal e Angola e Moçambique.

1980 – Vinte e três anos depois do início das emissões regulares, a RTP iniciou as emissões a cores.

1984 – A Comissão dos Direitos do Homem da ONU condenou a Indonésia pela ocupação de Timor-Leste.

1986 – Francisco Sá Carneiro foi condecorado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

2007 – O Governo apresentou o programa “Novas Oportunidades”, que apresentava como uma das metas centrais, a qualificação de um milhão de portugueses e envolvia um investimento superior a cinco milhões de euros.

2008 – O Parlamento aprovou por unanimidade o fim da obrigação dos partidos terem um número mínimo de filiados, com a direção da bancada social-democrata a argumentar que a verificação desse requisito colidia com normas constitucionais.

2014 – A Assembleia da República aprovou um projecto de lei do BE que dispensa de queixa a violação, convertendo-a em crime público, e em que se considera a ausência de consentimento da relação sexual um ato de violência.

2015 – Nélson Évora sagrou-se campeão europeu de triplo salto, nos campeonatos de atletismo em pista coberta.

2016 – Uma equipa de arqueólogos descobriu a mais antiga garrafa de vinho do mundo. A garrafa tem origem na Madeira ainda estava selada e com o vinho bem preservado no interior, data de 1679 e foi encontrada quando os arqueólogos escavavam, junto à Torre de Londres, a garrafeira de um militar britânico do século XVII.

2017 – O ministro da Saúde anunciou ter sido realizado em Portugal o primeiro transplante de coração artificial num doente, no hospital de Santa Marta, em Lisboa,

……………….

Este é o sexagésimo sexto dia do ano. Faltam 299 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A vida está tanto em perpetuar-se, como em ultrapassar-se”. Simone de Beauvoir (1908-86), escritora e filósofa francesa.

Marcado como