Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 26 DE JULHO – DIA NACIONAL DOS AVÓS. FERIADO MUNICIPAL EM LOURES.

Written by on Julho 26, 2018

EFEMÉRIDES

26 de julho

Dia Nacional dos Avós.

Feriado Municipal em Loures, onde se celebra o dia em que o concelho foi instituído.

1886 – Foi criado o concelho de Loures, com a extinção do concelho dos Olivais.

1906 – Nasceu o compositor Armando José Fernandes. Foi discípulo de Luís de Freitas Branco, um dos mais importantes do modernismo português

1952 – Morreu de Eva Péron, aos 33 anos. Conhecida por Evita, foi atriz e líder política argentina. Teve uma infância pobre. A mãe, era uma costureira amante do estancieiro Juan Duarte, que tinha outra família, legítima, com outros 6 filhos. O estancieiro registrou todos os filhos bastardos que teve com a costureira, exceto Eva e muitos historiadores relacionam esta recusa como motivo de frustração para Evita  e que a levariam a buscar afirmação e sucesso na vida. Talvez por isto, já no poder, foi marcante o traço de valorização dos laços familiares dos pobres argentinos. Em 1937 estreou no cinema no filme Segundos Afueera” e, em seguida, foi contratada para fazer radionovelas. Em 1944 conheceu Juan Domingo Perón então vice-presidente da Argentina e ministro do Trabalho e da Guerra. No ano seguinte, Perón foi preso por militares descontentes com sua política, voltada para a obtenção de benefícios para os trabalhadores. Evita, então apenas a atriz Eva Duarte, organizou comícios populares que forçaram as autoridades a libertá-lo. Pouco depois, casou-se com Perón, que se elegeu presidente em 1946. Famosa por sua elegância e seu carisma, Evita conquistou para o peronismo o apoio da população pobre, na maioria migrantes de origem rural a quem ela chamava de “descamisados”.

1953 – Fidel Castro atacou o palácio presidencial de Moncada, em Santiago de Cuba, numa primeira tentativa de derrube do ditador Fulgêncio Baptista.

1956 – O Egipto nacionalizou o Canal do Suez. Reino Unido, França e EUA ameaçaram cortar investimentos financeiros.

1964 – O desastre ferroviário de Custóias causou a morte a cerca de 100 pessoas. Um comboio, composto pela automotora e por um reboque estava a viajar da Póvoa de Varzim para o Porto com um muitos passageiros, que regressavam de um fim de semana na praia. Quando a automotora estava a passar pela zona de Custóias a cerca de 9 quilómetros do Porto, o reboque soltou-se e descarrilou, tendo chocado contra o paredão de uma ponte após o que se incendiou. Na investigação ao acidente apurou-se que o reboque circulava com excesso de peso, a sua capacidade máxima era de 100 passageiros, e viajavam no seu interior, na altura do acidente, cerca de 300 pessoas, o que provocou a quebra dos engates entre o reboque e a automotora, e o consequente descarrilamento do reboque.

1973 – Missionários holandeses, em Angola, denunciaram o massacre de 126 civis, em Quibaxe, por tropas a forças da PIDE-DGS.

1994 – Foi inaugurado o Museu da Música na estação Alto dos Moinhos, do Metro de Lisboa.

1995 — Abriu a estação Rotunda II, no Marquês do Pombal, em Lisboa, que permitiu iniciar a exploração distinta das linhas Azul e Amarela.

2002 — O Governo aprovou medidas de descentralização que reforçam as competências dos municípios portugueses.

2006 – Morreu Raquel Maria, 60 anos, atriz de teatro e cinema.

2008 – O escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro foi distinguido com o Prémio Camões 2008, o mais importante galardão atribuído a autores de língua portuguesa. Passou a ser o oitavo escritor brasileiro a ser distinguido com este prémio.

– Morreu a fadista Adelina Ramos, 82 anos, que foi proprietária do restaurante típico A Tipóia. A fadista foi a criadora de “Não passes com ela à minha rua”, que Fernanda Maria popularizou décadas mais tarde, e do êxito “Ouvi cantar o Ginguinhas”.

2011 — Morreu o treinador de futebol António Medeiros, aos 78 anos, vítima de cancro.

2012 – O Governo aprovou a venda das ações representativas da totalidade da capacidade social da Atlântico – Pavilhão Multiusos de Lisboa, em conjunto com o Pavilhão Atlântico, ao agrupamento Arena Atlântico, de Luís Montez.

2015 – Três pessoas morreram num acidente com uma avioneta, que se despenhou numa zona residencial em Tóqio.

2016 – Um avião movido exclusivamente a energia solar completou a volta ao Mundo, que tinha iniciado em março.

===========.

Este é o ducentésimo sétimo dia do ano. Faltam 158 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “O silêncio está tão repleto de sabedoria e de espírito em potência, como o mármore não talhado é rico em escultura “. Aldous Huxley (1894-1963), escritor britânico.

 

Tagged as