EFEMÉRIDES: DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA
Escrito por ARCO em Maio 6, 2018
EFEMÉRIDES
6 de maio
Dia Mundial da Atividade Física
Feriado Municipal em Fronteira, onde se celebra o aniversário da batalha dos Atoleiros, travada em nome da independência portuguesa.
1385 – João I, Mestre de Avis, foi aclamado rei de Portugal.
1917 – No âmbito da I Grande Guerra, o Congresso norte-americano declarou guerra à Alemanha.
1941 – Tropas alemãs invadiram a Grécia e a Jugoslávia e foi ordenada a deportação de mais de 150 mil judeus, residentes nos dois países.
1944 – As forças SS de Adolf Hitler, na França ocupada, fizeram um “raid” nas principais cidades, para a captura de crianças judias, que acabariam deportadas.
1945 – Foi lançado o jornal Mundo Desportivo.
1961 – Começou a greve na Universidade de Lisboa, após nova proibição do Dia do Estudante. Entre os líderes associativos destaca-se o, então, aluno de Direito, Jorge Sampaio.
1992 – O escudo entrou no mecanismo das taxas de câmbio do Sistema Monetário Internacional.
2000 – Morreu o empresário português Manuel Boullosa, 94 anos.
2001 – Terminou, no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, o julgamento das FP 25, com a absolvição dos quase 70 réus e a condenação de apenas quatro, dos chamados “arrependidos”.
2005 – Morreu o príncipe Rainier do Mónaco, aos 81 anos. Sucedeu-lhe o filho, Alberto.
2006 – O Ministério da Saúde propôs a proibição de fumar em recintos fechados frequentados pelo público e o aumento da idade mínima para aquisição de produtos de tabaco para os 18 anos.
2007 – A judoca Telma Monteiro revalidou o título de campeã europeia da modalidade.
2009 – Um sismo na região de Abruzzo, sob a cidade de Áquila, no centro de Itália, causou perto de três centenas de mortos e de 1.500 feridos e mais de 58.000 desalojados.
2010 – Quase dois anos e meio depois do seu lançamento, o projecto de rede eléctrica inteligente da EDP InovGrid arrancou em Évora, cidade “piloto” escolhida para a instalação de 31 mil contadores inteligentes que permitem mais comunicação cliente empresa.
– Morreu José Cavaleiro, secretário-geral do Comité Paralímpico Português, vítima de doença prolongada.
2011 – O primeiro-ministro José Sócrates anunciou que Portugal dirigiu à comissão Europeia um pedido de ajuda externa, juntando-se à Irlanda e à Grécia.
2013 – Oskar Lafontaine, um dos fundadores do euro quando era ministro das Finanças da Alemanha, pediu o fim da moeda, de modo a deixar que os países do Sul recuperarem, sublinhando que ”os alemães ainda não teriam percebido que o sul da Europa, incluindo a França, seriam forçado a lutar, mais cedo ou mais tarde, contra a hegemonia alemã’.
2014 – Um pescador morreu e outro conseguiu salvar-se depois de o barco em que seguiam ter virado a 1,5 milhas da costa de Castelo de Neiva, Viana do Castelo.
2017 – Morreu em Lisboa com 80 anos, António Pires de Lima, antigo bastonário da Ordem dos Advogados. Nascido em Braga, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi consultor jurídico em vários organismos e sociedades e mediou arbitragens de âmbito internacional. Entre as condecorações e louvores que obteve contam-se a das medalhas das campanhas em Angola em 1966/68, onde cumpriu serviço militar obrigatório entre 1957/59 e para onde foi reincorporado em 1960/61 e 1966/68, e a medalha de Benemerência da Cruz Vermelha Portuguesa, bem como a Comenda de Mérito Civil Espanha e a Comenda de Número da Ordem Isabel a Católica foram outras das condecorações atribuídas a António Pires de Lima.
………………………………
Este é o nonagésimo sexto dia do ano. Faltam 270 para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Uma palavra de ordem movimenta exércitos. A palavra liberdade move nações.” Novalis (1772-1801) poeta alemão.