Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: AMÁLIA RODRIGUES MORREU HÁ 19 ANOS

Written by on Outubro 6, 2018

EFEMÉRIDES

6 de outubro

1910 – A República Portuguesa foi proclamada no Porto, um dia após a proclamação em Lisboa e dois dias depois de Loures.

1927 – Estreou o primeiro filme comercial sonoro “The Jazz Singer” com Al Jonhson, em Nova Iorque.

1957 – Realizou-se o I Congresso Republicano de Aveiro, que foi presidido por António Luis Gomes, ministro do Fomento na 1ª República. O Congresso decorreu sob a forte vigilância da PIDE.

1973 – Realizou-se uma reunião alargada do Movimento dos Capitães, em Lisboa, onde pela primeira vez foi debatida a possibilidade do emprego da força para por fim ao regime ditatorial.

1974 – Realizou-se o “Domingo de Trabalho Para a Nação”, proposto pelo Governo de Vasco Gonçalves, num exorcismo da tentativa de golpe da direita de 28 de setembro, promovida por uma obscura “Maioria Silenciosa” à qual esteve ligado o general António de Spinola.

1983 – Foi publicado o diploma que instituiu a Alta Autoridade Contra a Corrupção, entidade a quem passou a competir a prevenção e repressão de fraudes e atos corruptos na administração pública.

1989 – Morreu a atriz norte-americana Bette Davis, aos 81 anos. Detinha dois Óscares e foi protagonista de “Now Voyager” e “Jezebel”

1992 – Iniciaram-se as emissões regulares da SIC, o primeiro operador privado de televisão em Portugal. Às 16.00 horas, Alberta Marques Fernandes apresentou o primeiro noticiário do canal dirigido, na altura, por Francisco Pinto Balsemão.

1999 – Morreu a fadista portuguesa Amália Rodrigues, aos 79 anos. Foi aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses mais ilustres.

2006 – O padre Vitor Melicias, à altura presidente da União das Misericórdias Portuguesas foi eleito presidente da União Europeia de Misericórdias.

– O Governo confirmou a fusão da RTP e na RDP.

2008 – A bolsa portuguesa registou a maior queda de sempre, com o índice de referência a perder 9,86 %, para 6.954,87 pontos, arrastado pelas perdas da banca e também dos “pesos pesados” EDP e Galp Energia.

– Michelle de Brito, na altura apenas com 15 anos, entrou pela primeira vez no grupo das 120 melhores tenistas do Mundo.

2009 – Dez anos depois da sua morte, a primeira rádio portuguesa dedicada ao Fado tomou o nome de Rádio Amália e veio ocupar a frequência da Rádio Nova Antena, de Odivelas, que fora comprada pelo novo investidor.

2014 – Na Colômbia um raio matou 11 membros da mesma família, numa comunidade índia naquele país.

2016 – A Unidade de Integridade do Ténis revelou que estava a investigar a possibilidade de existência de resultados combinados no torneio de Wimbledon.

2017 – O Nobel da Paz foi atribuído à Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares numa decisão justificada com o trabalho feito para a eliminação de armamento nuclear no mundo.

……………………..

Este é o ducentésimo septuagésimo nono dia do ano. Faltam 86 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “A ignorância não fica tão distante da verdade, quanto o preconceito” Denis Diderot (1713-1784) escritor e filósofo francês.

Tagged as