Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 9 DE SETEMBRO – DATA DA MORTE DE D.DUARTE

Escrito por em Setembro 9, 2018

EFEMÉRIDES

9 de setembro

1438 – D. Duarte morreu, em Tomar. Apelidado de “o Eloquente” ou “o Rei-Filósofo”, foi o Rei de Portugal e Algarve de 1433 até à sua morte. Era o filho mais velho do rei João I e sua esposa a rainha Filipa de Lencastre. Teve um reinado curto de apenas cinco anos e deu continuidade à política exploração marítima e de conquistas em África. O seu irmão Henrique estabeleceu-se em Sagres, de onde dirigiu as primeiras navegações, e, em 1434, Gil Eanes dobrou o Cabo Bojador. Numa campanha mal sucedida a Tânger, o seu irmão D. Fernando foi capturado e morreu em cativeiro. D. Duarte interessou-se pela cultura e escreveu várias obras, como o Leal Conselheiro e o Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela. Preparava uma revisão da legislação portuguesa quando morreu, vitimado pela peste. Após a sua morte subiu ao trono D. Afonso V.

1829 – Apareceu em Londres o primeiro número do Chaveco Liberal, um periódico fundado pelos refugiados portugueses Almeida Garrett e Ferreira Borges.

1836 – Rebentou a Revolta Setembrista. Entre as suas causas estava a miséria de boa parte do povo operário; a dependência em relação à Inglaterra; a concentração do poder político e económico numa burguesia limitada e predominantemente rural; o cariz fortemente antidemocrático do cartismo e da Carta Constitucional; e a revolução em Espanha de 1836. A administração de Mouzinho da Silveira tinha organizado uma vasta reforma em matéria económica e financeira, abolindo os morgadios, as capelas, as sisas e os forais, extinguindo o monopólio da Companhia das Vinhas do Alto Douro e vendendo, depois da extinção das ordens religiosas, os bens nacionais em hasta pública. Eram mudanças significativas que visavam pôr em prática os princípios do livre-câmbio e do liberalismo económico defendidos pela administração cartista. As reformas cartistas não tiveram o sucesso esperado. A venda dos bens nacionais tinha favorecido A economia do País continuava extremamente dependente da Inglaterra e não se dera o  verdadeiro arranque industrial o que deixava o País em grande atraso económico em relação à Europa. Outra causa de descontentamento vinha do facto da Carta Constitucional, outorgada por D. Pedro IV em 1826, não ter legitimidade, por não emanar de uma qualquer assembleia legítima. Com aquele documento em vigor, punha-se em causa a própria soberania do povo, um dos princípios em que o liberalismo português estava alicerçado. A revolta ocorrida em Espanha em 1836 veio a exaltar ainda mais os ânimos daqueles que se opunham já por si ao cartismo e planeavam uma revolução.

1964 – Paulo VI assinou a encíclica “Ecclesiam Suam”, a primeira do seu pontificado.

1973 – Realizou-se uma reunião clandestina de 136 oficiais portugueses, no Monte Sobral, em Alcáçovas, que marcou o início do Movimento das Forças Armadas.

1985 – Morreram 14 bombeiros, da corporação dos voluntários de Armamar, no mesmo local, durante o combate a um incêndio na serra de Lumiares, em Viseu. Andavam no combate às chamas quando na aldeia de Vila Nova começaram a gritar e a tocar o sino para os bombeiros acudirem O grupo seguiu a pé em direção aos pedidos de socorro e, ao descer um desfiladeiro, ficou cercado pelas chamas.

1986 – Foi encontrado morto, nos arredores de Santiago do Chile, o jornalista José Carrasco, dois dias depois de ter sido preso pela polícia política de Pinochet.

2003 – O engenheiro Joaquim Sarmento recebeu o Prémio Europeu Leonardo da Vinci, a distinção da Sociedade Europeia de Engenharia.

2004 – Agustina Bessa-Luís recebeu o Prémio Camões.

2006 – Uma tromba de água abateu-se sobre Freixo de Espada à Cinta, durante duas horas.

2007 — Morreu o jornalista Nuno Castro Ferreira, de 39 anos, no Porto, vítima de doença súbita

2008 – Um homem de 31 anos foi baleado dentro da esquadra da PSP de Portimão ao final da manhã, quando estava a apresentar queixa naquela polícia

– Portugal conquistou as duas primeiras medalhas nos Jogos Paralímpicos Pequim2008, com João Paulo Fernandes a repetir o ouro conseguido em Atenas2004 no torneio de boccia  e António Marques a ficar com a medalha de prata

2009 – O arquiteto Eduardo Souto Moura foi distinguido com o Prémio Internacional de Arquitectura 2009, atribuído pelo “The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design”, pelo projeto do Centro de Arte Contemporânea Graças Morais de Bragança.

2013 – O Estado iniciou as sessões de esclarecimento sobre o programa de rescisões por mútuo acordo na Função Pública.

2016 – O Governo aprovou o acesso do Fisco a contas bancárias acima dos 50 mil euros.

–  Na Galiza um acidente com um comboio português de passageiros, que fazia a ligação entre Vigo e o Porto, provocou quatro mortos.

2017 – De acordo com um estudo recente, soube-se que pode haver plantas e animais de espécies desconhecidas a viver nas cavernas debaixo do gelo da Antártida. Um grupo de investigadores australianos descobriu que o Monte Erebus, um vulcão ativo na Ilha Ross, da Antártida, está cercado por cavernas cavadas no gelo pelo vapor. As amostras de solo recuperadas das cavernas revelaram traços intrigantes de ADN de musgos, algas e pequenos animais.

=============.

Este é o ducentésimo quinquagésimo segundo dia do ano. Faltam 113 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “O ódio faz sofrer. Vencer o ódio é dar um passo no conhecimento”. Cesare Pavese (1908-50), escritor italiano.

                                                                                   D. Duarte

Marcado como