EFEMÉRIDES: 9 DE JULHO – HÁ 21 ANOS, UM SISMO NO FAIAL, MUDOU A ILHA PARA SEMPRE
Escrito por ARCO em Julho 9, 2019
EFEMÉRIDES
9 de julho
1832 – As forças liberais de D. Pedro IV ocuparam o Porto.
1870 – Foi estendida às colónias portuguesas a abolição da pena de morte para todos os crimes, exceto os militares.
1926 – Óscar Fragoso Carmona assumiu a Presidência da República Portuguesa.
1943 – No âmbito do segundo conflito mundial os aliados desembarcaram na Sicília.
1968 – Abriu o Centro de Recuperação de Alcoitão para os mutilados de guerra colonial.
1970 — Assembleia Mundial da Juventude, que reuniu 110 países da ONU aprovou uma moção que condenava “a guerra contra os povos de Angola, Guiné e Moçambique”, sob administração portuguesa.
1980 – Morreu o poeta e compositor brasileiro Vinícius de Morais, aos 67 anos, autor de “Caminho para a Distância” e “Para Viver Um Grande Amor”.
1984 – Foram estabelecidas comunicações telefónicas automáticas entre Portugal e Angola.
1992 – O escritor Miguel Torga recebeu o Prémio Personalidade do Ano da Associação da Imprensa Estrangeira.
1998 – Um sismo de 5,8 pontos na escala de Richter atingiu a costa Norte da Ilha do Faial, nos Açores, provocando oito mortos, 110 feridos e mais de 1.500 desalojados. Destruiu mais de 70% do parque habitacional da ilha e a vida da população “para sempre”. O processo de reconstrução acabou por provocar uma significativa alteração arquitetónica na ilha do Faial, sobretudo nas freguesias rurais, onde as pequenas moradias de pedra e barro acabaram por dar lugar a novas casas, construídas com blocos, ferro e cimento.
2004 – O presidente da República Jorge Sampaio convidou o líder do PSD Pedro Santana Lopes a constituir Governo, na sequência da demissão de Durão Barroso.
2006 – A Itália venceu o Mundial de Futebol da Alemanha, ao derrotar a França por 5-3, no desempate por penaltis.
2007 – O encenador Joaquim Benite, diretor do Teatro Municipal de Almada, recebeu o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras de França.
– Doze hospitais do Norte de Portugal começaram a realizar intervenções no âmbito da interrupção voluntária da gravidez a pedido da mulher, apesar de a regulamentação da lei da interrupção voluntária da gravidez só entrar em vigor seis dias depois.
– A Fundação Ilídio Pinho atribuiu o prémio “Jornalismo Científico” de 2006, a um trabalho do jornalista da TSF José Milheiro sobre o percurso de 14 jovens cientistas portugueses, intitulado “Selecção de Esperanças”.
2010 – O texto final da comissão parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre o sistema de identificação eletrónica de veículos e o “chip” de matrícula foi aprovado em votação final global.
2012 – No Europeu de Sub-19 Portugal perdeu 3-2 com a Grécia e falhou a passagem às meias-finais.
2013 – A colisão entre um autocarro de passageiros e um veículo pesado, em São Pedro da Cova, causou sete feridos.
2014 – Uma avaria obrigou um voo da TAP, entre Lisboa e Amesterdão a aterrar de emergência no Aeroporto de Orly, em França.
2016 – Vários lideres políticos franceses criticaram com veemência a ida de Durão Barroso para a Goldman Sachs
2017 – Os ministros da Saúde de Portugal e Espanha assinaram em Madrid, uma declaração de intenções para iniciar negociações sobre compras centralizadas de medicamentos.
================.
Este é o centésimo nonagésimo dia do ano. Faltam 175 dias para o termo de 2019.
Pensamento do dia: “São demais os perigos desta vida/ Pra quem tem paixão principalmente”. Vinicius de Maoraes (1913-80), poeta brasileiro.