Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Savana

11:00 13:00

Atual

Savana

11:00 13:00


EFEMÉRIDES: 9 DE ABRIL – CENTENÁRIO DA BATALHA DE LA LYS

Escrito por em Abril 9, 2018

EFEMÉRIDES

9 de abril

Dia do Combatente

Feriado Municipal em Alandroal, Avis, Sardoal e Monforte.

1749 – Morreu o gramático e historiador Jerónimo Contador de Argote.

1912 – Foi fundado o primeiro grupo de Escuteiros de Portugal.

1918 – O Corpo Expedicionário Português foi destroçado na Batalha de La Lys, em França. Morreram ou foram presos milhares de soldados portugueses. Após uma tremenda barragem de artilharia, que incluiu o lançamento de 2 mil toneladas de gás mostarda, os alemães avançaram numa frente de combate de 55 quilómetros, com cerca de 84 mil homens, contra os 15 mil combatentes portugueses comandados pelo general Gomes da Costa.

1940 – Forças alemãs de Hitler invadiram a Noruega e a Dinamarca.

1942 — Nasceu Adriano Correia de Oliveira, músico e compositor, um dos mais importantes intérpretes do fado de Coimbra e do movimento “baladeiro” de resistência à ditadura, nos anos de 1960-70.

1943 – Foi suspenso o extermínio de judeus deportados no campo Chelmno, na Polónia. No entanto, seria retomado exatamente um ano depois.

1974 – Data do atentado realizado pelas Brigadas Revolucionárias contra o navio Niassa, um dos símbolo da política colonialista da ditadura portuguesa.

1981 – Foi conhecido o relatório sobre o desastre aéreo de Camarate, que causou a morte do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e ao Ministro Adelino Amaro da Costa, entre outros e que assegurava a inexistência de “intenção criminosa”.

1996 – Morreu o ator Carlos Daniel, aos 43 anos. Trabalhava no  Teatro Nacional D. Maria II.

2005 – Foi inaugurada a Bedeteca de Beja, na Casa da Cultura.

2007 – A arquiteta Sílvia Benedito venceu a 2ª edição do Prémio Fernando Távora, pelo projeto “Quadrícula Emocional: Um Urbanismo Híbrido entre Natureza e Arquitectura nas Cidades Atlânticas Portuguesas do Século XVI”.

2008 – Os ventos fortes e a chuva verificados no distrito de Santarém provocaram seis feridos ligeiros, quedas de árvores, diversas estradas cortadas e dificuldades de acesso a algumas localidades, segundo relatório da Autoridade Nacional de Protecção Civil

– Cerca de mil árvores, sobretudo sobreiros e azinheiras, foram derrubadas ou arrancadas, por volta das 21:30, em várias herdades na zona de Castelo de Vide por violentos ventos, que as autoridades locais apelidaram de “pequeno tornado”.

2009 – A fadista Flora Pereira, 79 anos, foi encontrada morta na sua residência em Lisboa

2010 – Morreu o presidente da direção regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas, Nélio Freitas, com 37 anos, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, vítima de doença prolongada.

2013 – Teresa Tavares, antiga aluna de Medicina Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, conquistou o segundo lugar no prémio Alltech Young Scientist 2012, com um projecto científico sobre «O Efeito da Substituição de Minerais Inorgânicos com Bioplex e Sel-Plex na Performance de Frangos e Qualidade da Carcaça». A investigadora explicou que se tratou de um ensaio de campo para trabalho final de curso e que foi proporcionado por uma empresa de alimentação animal, com o objectivo de se perceber se o produto que estava a ser testado tinha ou não algum impacto na produção

2014 – Um aluno esfaqueou 20 colegas estudantes numa escola secundária do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos,

2015 – O Governo aprovou a fusão da Estradas de Portugal com a Refer na Infraestruturas de Portugal, com vista à gestão integrada das redes ferroviária e rodoviária, potenciando a redução de encargos de funcionamento ao nível operacional.

2017 – Uma obra da Mota-Engil para a NATO envolveu Paulo Portas em polémica. Uma empresa de Ourém venceu o concurso mas acabou desclassificada e pediu a anulação ao Tribunal de Contas acusando o ex-ministro de interferência.

=============.

Este é o nonagésimo nono dia do ano. Faltam 266 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Homem livre, tu sempre gostarás do mar”. Charles Baudelaire (1821-1867), poeta, escritor e crítico francês.

Batalha de La Lys

Marcado como