Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 8 DE SETEMBRO: HÁ 99 ANOS COMEÇAVAM A SER DISTRIBUÍDAS SENHAS DE RACIONAMENTO PARA PRODUTOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE.

Written by on Setembro 8, 2017

EFEMÉRIDES

8 de setembro

Dia Internacional da Alfabetização, Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial, Dia Mundial da Fisioterapia.

Feriado Municipal em 13 municípios portugueses: Alcoutim (móvel, 2ª 6ª f de setembro), Lagoa, Lamego, Mangualde, Marco de Canaveses, Marvão, Montemor-o-Velho, Murtosa, Nazaré, Odemira, Ourique, Ponta do Sol e Sabrosa.

1545 – Uma expedição espanhola chegou a Florida, onde fundou o primeiro povoado europeu na América do Norte.

1888 — Teve início, com doze clubes, a Football League, futura Liga inglesa.

1918 – Por causa dos efeitos causados pela Primeira Grande Guerra, começam a ser distribuídas, em Portugal, as senhas de racionamento e cartas de consumo.

1928 – A FIFA decidiu que o primeiro mundial de futebol se viesse a realizar no Uruguai, em 1933.

1936 – Deu-se a Revolta dos Marinheiros, que foi o levantamento da Organização Revolucionária da Armada, organização militar clandestina afeta ao PCP, contra a ditadura de Oliveira Salazar.

1964 – Malta tornou-se independente

1972 – Israel lançou vários ataques contra bases e instalações da OLP, em retaliação pela morte dos 11 atletas olímpicos, em Munique.

1982 – Foram unificados dos três principais ramos da Igreja Luterana.

1995 – Terminaram, em Lisboa, as negociações luso-espanholas sobre a partilha da água dos rios ibéricos.

2000 – No encerramento da Cimeira do Milénio da ONU, em Nova Iorque, 146 nações comprometeram-se a lutar contra a guerra e a pobreza. Os países membros assinaram, em conjunto, a Declaração do Milénio, que fixou os “Objetivos de Desenvolvimento do Milénio” que deveriam ter sido atingidos até 2015.

2004 — A cápsula da sonda Génesis despenhou-se no deserto do Utah, nos EUA, no regresso a Terra com partículas recolhidas no “vento solar”.

2005 – A Comissão Europeia atribui 356 milhões de euros a estudos da rede transeuropeia de transportes, dedicando 13 milhões ao projeto de instalação do TGV em Portugal.

— Começou a implosão das torres do antigo complexo turístico da Torralta, em Troia.

2010 – Nove portugueses morreram e 36 ficam feridos quando um autocarro de turismo onde seguiam caiu numa ravina, em Ceuta.

2011 — Foi aprovada no Parlamento, com os votos contra de toda a oposição, a alteração ao Código do Trabalho que estabeleceu um novo sistema de compensações na cessação de contrato de trabalho reduzindo dos até então 30, para 20 dias.

2015 – O cabeça de lista do Partido da Terra pelo Porto, entrou em greve de fome para reclamar o pagamento de uma alegada dívida do Estado.

2016 – O Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, anunciou a suspensão dos cursos de comandos, até que esteja concluído o inquérito à morte do militar, que pereceu, segundo o médico que acompanhava a instrução, por “um golpe de calor”

===============.

Este é o ducentésimo quinquagésimo primeiro dia do ano. Faltam 114 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “As artes são o mais seguro meio de refúgio do mundo e são também o meio mais seguro de se unir a ele”. Franz Liszt (1811-86), compositor húngaro.

Tagged as