Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 8 DE MAIO – EM 1945 FOI DECLARADO O FIM DA 2ª GUERRA MUNDIAL

Escrito por em Maio 8, 2018

EFEMÉRIDES

8 de maio

Dia Mundial e Nacional da Segurança Social, Dia da Cruz Vermelha Internacional, Dia Mundial da Espondilite Anquilosante, Dia Mundial do Comércio Justo.

Feriado Municipal em Murça, onde se assinalam a data de atribuição do foral e as Festas do Senhor dos Aflitos.

705 — Nasceu António José da Silva. Foi escritor, dramaturgo, promotor do Teatro do Bairro Alto e da primeira ópera em língua portuguesa, com o compositor António Teixeira.

1782 – Morreu Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.

1794 – Morreu, na guilhotina, o cientista francês Antoine Lavoisier, fundador da Química moderna.

1878 – O gabinete de Fontes Pereira de Melo aprovou a Lei Eleitoral que concedia, pela primeira vez, direito de voto a todos os que soubessem ler e possuíssem uma renda mínima.

1886 – O xarope concebido por John S. Pemberton, de nome Coca-Cola, foi servido, pela primeira vez na farmácia Jacob’s, em Atlanta, nos EUA.

1921 – Foi abolida a pena de morte na Suécia.

1944 – Com a entrada em greve dos trabalhadores da Companhia de Cimentos do Tejo, começava um novo período de luta operária contra a ditadura portuguesa, na região de Lisboa.

1945 – Viveu-se o primeiro dia de paz na Europa depois do inicio da 2ª Guerra Mundial, com a rendição da Alemanha nazi e a declaração do final do conflito no continente.

– Salazar comentou “O Fim da Guerra” na Assembleia Nacional. Personalidades da Oposição começam a procurar apoio junto das potências aliadas, alertando-as para a necessidade de pôr termo à ditadura do Estado Novo. António Sérgio e José Domingues dos Santos, da União Patriótica e Democrática Portuguesa, dirigiram-se às autoridades inglesas; o Grande Oriente Lusitano Unido solicitou a intervenção do presidente norte-americano Harry Truman.

1946 – Comemorou-se o primeiro ano da vitória aliada em Lisboa, Porto, Vila Franca de Xira, Alhandra e Sacavém. A Oposição reclamou eleições livres e democracia. A polícia reprimiu as manifestações.

1996 – A escritora Maria Judite de Carvalho recebeu o Prémio da Crítica da Associação Internacional de Críticos Literários.

1998 – José Barata Moura foi empossado Reitor da Universidade de Lisboa.

2004 — Morreu António de Sommer Champalimaud, aos 86 anos. Foi industrial e financeiro português.

2006 – Morreu António Xavier, aos 62 anos. Foi cientista, professor, fundador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa.

2007 – O ministro do Ensino Superior, Mariano Gago, emitiu o despacho que retirou à Universidade Independente o reconhecimento como instituição de interesse público, um requisito fundamental para a instituição poder continuar a funcionar.

2008 – Representantes das comissões de utentes das SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata entregaram na Presidência do Conselho de Ministros um abaixo-assinado com mais de 60 mil assinaturas contra a anunciada introdução de portagens

2010 — Tomou posse Laura Chinchilla, a primeira mulher a ser eleita presidente na Costa Rica

2013 – A Cinemateca Sul-coreana iniciou em Seul uma retrospetiva completa da obra de João César Monteiro. Foi a  primeira iniciativa do género dedicada ao realizador português naquele país asiático.

2014 – Paulo Portas, à época, vice-primeiro-ministro anunciou que Governo aprovou o “documento final com orientações para a reforma do Estado”, assinalando que esse documento, ao contrário da versão inicial, continha uma “tabela de tarefas” calendarizadas, com cerca de 120 medidas

2015 – A Autoridade Tributária e Aduaneira começou a fazer o cruzamento dos dados entre os contratos de água, luz, gás e telefone fixo e os alusivos ao arrendamento de imóveis e detectou milhares de rendas em situação ilegal.

2017 – Foi anunciado que o líder do Estado Islâmico no Afeganistão, Abdul Hasib, morreu numa operação liderada pelas forças afegãs com o apoio aéreo dos Estados Unidos, na província de Nangarhar.

============.

Este é o centésimo vigésimo oitavo dia do ano. Faltam 237 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Ninguém é suficientemente rico que consiga comprar o passado”. Oscar Wilde (1854-1900), escritor britânico de origem irlandesa.

Marcado como