Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00


EFEMÉRIDES: 8 DE JANEIRO : DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

Written by on Janeiro 8, 2018

EFEMÉRIDES

8 de janeiro

Dia Mundial da Alfabetização, Dia Mundial da UNICEF

1902 – Morreu Mouzinho de Albuquerque. Foi um oficial de cavalaria português que ganhou grande fama por ter protagonizado a captura do imperador Gungunhana em Chaimite e, também, pela condução da subsequente campanha de pacificação, no território que viria a constituir Moçambique. Foi um dos mais notáveis administradores coloniais, mas também vítima de muitas intrigas, que visavam o seu comportamento em África. Incapaz de conviver com o clima de intriga, pela sua própria formação militar rígida, Mouzinho de Albuquerque preparou minuciosamente a sua morte, suicidando-se no interior de um coupé, na Estrada das Laranjeiras. Foi a sepultar ao Cemitério dos Prazeres.

1935 – Nasceu no Mississipi o cantor Elvis Presley.

1969 – Estreou na RTP o programa “Conversas em Família”, no qual Marcelo Caetano, então primeiro ministro, comunicava a sua visão do País.

1971 – O paquete francês Antilles incendeou-se, no mar das Caraíbas, com 658 pessoas a bordo. O luxuoso navio britânico Queen Elisabeth II, um dos muitos barcos que se encontrava nas proximidades, recolheu centenas de passageiros e tripulantes que andavam à deriva em jangadas e baleeiras, depois de terem fugido do paquete em chamas.

1980 – Dezassete diplomatas soviéticos e as respectivas famílias receberam ordem para abandonar os EUA, no âmbito da campanha de represálias norte-americanas pela intervenção soviética no Afeganistão.

1996 – Morreu o antigo presidente francês François Mitterrand aos 79 anos de idade.

2001 – A Sic Notícias, primeira estação de televisão portuguesa dedicada exclusivamente à transmissão de notícias durante as 24 horas do dia, iniciou as suas emissões.

2003 – Morreu José Viana, aos 80 anos. Foi ator, artista plástico, figura determinante nos “anos de ouro” do teatro de revista. Recebeu por seis vezes o Prémio Bordalo,  atribuído pela Casa da Imprensa, metade deles como actor e a outra metade como autor, sempre na categoria “Teatro de Revista”

2007 – Foi lançado o primeiro jornal desportivo gratuito. Chamava-se “Diário Desportivo” e era dirigido por Fernando Correia.

2008 – O Governo decidiu ratificar o Tratado de Lisboa da União Europeia por via parlamentar, fugindo assim à opção de referendar o documento.

2013 – Aproveitando uma visita da direção da Associação Aprender a Empreender e de um grupo de jovens estudantes portugueses que participaram e se distinguiram em competições internacionais com ideias e produtos inovadores, Cavaco Silva deixou um recado explícito: a educação para o empreendedorismo deve ser iniciada ”tão cedo quanto possível – logo no ensino básico – estimulando a criatividade’

2017 – Morreu o médico Daniel Serrão, aos 88 anos, vítima de problemas respiratórios decorrentes de um atropelamento que tinha sofrido há dois anos, quando foi  atropelado numa passadeira, em Paranhos, no Porto, e o manteve em coma muito tempo no Hospital de São João.

– Morreu Guilherme Pinto, vítima de doença prolongada. Presidia à Câmara Municipal de Matosinhos. Dias antes, tinha apresentado o seu pedido de renúncia ao mandato, devido ao agravamento do seu estado de saúde.

……………………..

Este é o oitavo dia do ano. Faltam 358 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “A vaidade prega partidas terríveis à nossa memória” Joseph Conrad (1857-1924) romancista inglês de origem polaca.

 

Tagged as