EFEMÉRIDES: 8 DE FEVEREIRO – DIA EUROPEU DA INTERNET SEGURA
Escrito por ARCO em Fevereiro 8, 2018
EFEMÉRIDES
8 de fevereiro
Dia Europeu da Internet Segura
1840 – Almeida Garrett proferiu o célebre discurso do Porto Pireu, em defesa do pensamento liberal e do Governo do conde de Bonfim.
1888 — A Cartilha Maternal de João de Deus foi reconhecida projeto de interesse para a Instrução Pública nacional pela Câmara dos Deputados.
1908 – Realizaram-se em Lisboa, os funerais de D.Carlos e do príncipe herdeiro Luís Filipe.
1921 – Morreu o cantor lírico Francisco de Andrade. Debutou no teatro de San Remo, a na Aida e o publico recebeu-o com as maiores provas de simpatia e consideração. Naquele teatro ainda cantou o Fausto e a Lucia de Lamermoor. De San Remo passou a Roma, onde cantou com o tenor Tamagno no Poliuto, Trovador e Guilherme Tell, sendo sempre freneticamente aplaudido.
1933 – Morre o matemático Gomes Teixeira. Concluiu o curso na Universidade de Coimbra com a classificação máxima, de Muito Bom por Unanimidade, com 20 valores. Depois fez o doutoramento, também com a classificação máxima. Fundou o Jornal de Sciencias Mathematicas e Astronomicas. Foi nomeado como primeiro reitor da recém-formada Universidade do Porto e recebeu o Doutoramento Honoris Causa da Universidade Central de Madrid. Está sepultado na Igreja Matriz de São Cosmado, sua terra natal, em sarcófago de granito,
1942 – Foi reeleito o presidente Óscar Carmona, mas o poder real continuou a ser detido por Oliveira Salazar.
1962 – O navio escola Sagres foi incorporado na Marinha de Guerra.
1965 — Morreu o escritor Tomás Ribeiro Colaço. Estava exilado no Brasil.
1974 – Os confrontos ocorridos no Norte de Moçambique, em Janeiro, justificaram o lançamento do primeiro comunicado do Movimento dos Capitães, na defesa da democracia e de uma solução política para a “questão ultramarina”.
1975 – O Governo português aprovou o Programa de Acção Política e Económica, coordenado por Melo Antunes.
1978 – Morreu o desenhador belga Maurice Tillieux, editor da revista Spirou.
1985 – Morreu o escritor José Gomes Ferreira, aos 84 anos. Foi jurista, cônsul de Portugal na Noruega entre 1925 e 1930, compositor, tradutor, “Colecionador de Absurdos”, “Poeta Militante”, autor de “Aventuras de João Sem Medo”.
1989 – Um avião da norte-americana Independent Air Corporation despenhou-se na ilha de Santa Maria, nos Açores. Morreram 145 pessoas.
2001 – Morreu o ator e cineasta Artur Semedo, aos 77 anos.
2002 – Foram encerradas as comportas da barragem de Alqueva.
2003 – Mariza foi eleita a melhor artista da Europa, na categoria World Music, pela BBC Radio.
2006 — Os 27 arguidos do processo Apito Dourado receberam o despacho de acusação. O líder da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, foi indiciado por 26 crimes de corrupção ativa e dois crimes dolosos de prevaricação.
2007 – A Assembleia da República aprovou o projeto-lei do PSD que obrigou a RTP a repor a emissão de tempos de antena imediatamente antes ou depois do Telejornal.
– Morreu Mário Rocha, fadista, fundador da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado. Estava radicado no Brasil desde a década de 1960.
2008 – O repórter fotográfico Miguel Lopes Barreira, do jornal Record, foi distinguido com um prémio World Press Photo 2007, com a imagem do desportista Jaime Jesus numa competição de bodyboard na Nazaré
2010 – Ramiro Lopes da Silva, veterano de operações em todo o mundo ao longo dos últimos 25 anos, foi escolhido para vice-diretor executivo do Programa Alimentar Mundial
– O pintor Júlio Pomar foi distinguido com o prémio Vida e Obra, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores e pela RTP.
– Morreu a pintora, figurinista e cenógrafa Vera Castro, aos 63 anos, no Instituto Português de Oncologia, em Lisboa.
2014 – O ex-presidente da Assembleia Municipal do Porto, Daniel Bessa, afastou qualquer influência do presidente da autarquia, Rui Moreira, na sua demissão e considerou que «há CDS a mais» num movimento que nasceu como independente.
2015 – A circulação na linha ferroviária da margem Sul do Tejo foi interrompida durante a tarde devido a um “incidente” que envolveu um menor que tocou num cabo de alta tensão.
2017 – A mulher acusada do duplo homicídio das filhas, de 19 meses e quatro anos, na praia da Giribita, em Oeiras, foi condenada pelo Tribunal de Cascais a 25 anos de prisão efetiva.
===============.
Este é o trigésimo nono dia do ano. Faltam 326 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Que sabemos nós dos outros?”, José Gomes Ferreira (1900-85), escritor português.