EFEMÉRIDES: 7 DE SETEMBRO – FARO É CIDADE HÁ 477 ANOS
Escrito por ARCO em Setembro 7, 2017
EFEMÉRIDES
7 de setembro
Feriado Municipal em Arganil, Faro e Torres Novas
1540 – A vila de Faro foi elevada à categoria de cidade.
1822 – D. Pedro proclamou a Independência do Brasil.
1867 – Nasceu Camilo Pessanha, poeta simbolista, influência da geração de Orpheu, obra reunida em “Clepsidra”.
1940 – Durante a II Grande Guerra os alemães lançaram o ataque aéreo contra Londres. A intensidade do raid foi tal que, tomou o nome de Blitz.
1955 – No Peru, foi concedido o direito de voto às mulheres.
1974 – Foram assinados os Acordos de Lusaca, entre o Governo português e a Frelimo, para a independência de Moçambique, que viria a acontecer em junho de 1975.
1988 – A Sojornal, proprietária do semanário Expresso, adquiriu o vespertino A Capital.
1992 – O presidente angolano, Eduardo dos Santos, e o dirigente da UNITA, Jonas Savimbi, chegam a acordo quanto à formação de um Governo de unidade nacional após as eleições.
1998 — O grupo Renascença lançou a sua terceira estação, a Mega FM.
1999 – Xanana Gusmão, líder da resistência timorense, foi libertado, ficando sob proteção da embaixada britânica em Jacarta.
2001 – Estreou-se o filme de Manoel de Oliveira “Vou para Casa”.
2003 – A passagem aérea de peões junto ao Palácio de Queluz, no IC19, desabou sobre dois automóveis, provocando quatro feridos.
– Morreu o repórter fotográfico Luís d’Orey, aos 46 anos. Trabalhava para o DN, depois de ter passado ealo Público.
2005 — Investigadores portugueses lançaram o sistema de interpretação de imagens de satélite dos oceanos, ampliando a análise das zonas costeiras e o controlo de qualidade da água.
– Foi aprovado o modelo do novo Cartão de Cidadão.
2007 – Após muitas horas de interrogatório na Polícia Judiciária de Portimão, Kate McCann foi constituída arguida no caso do desaparecimento da sua filha Madeleine
2009 – Domingos Lopes, ex-membro do Comité Central do PCP, abandonou o partido, justificando a sua saída com questões políticas e ideológicas, uma vez que já não se identificava “enquanto militante” com o partido, embora não tenha mudado de ideais. Numa carta endereçada à direção, o ex-militante comunista fez duras críticas ideológicas e políticas ao partido.
– A jornalista sudanesa Lubna Ahmed al-Hussein foi condenada a pagar uma multa de 140 euros por vestir calças e depois, presa por se ter negado a pagar a quantia.
2013 – A Eslovénia decidiu fechar dois bancos, para evitar pedido de ajuda.
2014 – O despiste de um carro, que estava em competição no Rali Sprint de Guimarães, provocou a morte a 3 pessoas e feriu mais 6.
2015 – Pediu desculpa, trinta anos depois, o espião francês que afundou o navio Greenpeace, um ataque que vitimou o fotografo Fernando Pereira, que estava a bordo.
2016 – O governo sírio voltou a ser acusado de utilizar armas químicas em Aleppo.
=============.
Este é o ducentésimo quinquagésimo dia do ano. Faltam 115 dias para o termo de 2017.
Pensamento do dia: “Somente quando esquecemos tudo quanto aprendemos é que começamos a saber”. Henry David Thoreau (1817-1862), escritor e filósofo norte-americano.