Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 7 DE SETEMBRO – DATA DA ELEVAÇÃO DE FARO A CIDADE

Escrito por em Setembro 7, 2018

EFEMÉRIDES

7 de setembro

Feriado Municipal em Arganil, Faro, onde se assinala a data da elevação a cidade e Torres Novas, onde se comemora a criação do município.

1540 – A vila de Faro foi elevada à categoria de cidade.

1822 – D. Pedro proclamou a Independência do Brasil.

1867 – Nasceu Camilo Pessanha, poeta simbolista, influência da geração de Orpheu, obra reunida em “Clepsidra”.

1940 – Durante a II Grande Guerra os alemães lançaram o ataque aéreo contra Londres. A intensidade do raid foi tal que, tomou o nome de Blitz.

1955 – No Peru, foi concedido o direito de voto às mulheres.

1974 – Foram assinados os Acordos de Lusaca, entre o Governo português e a Frelimo, para a independência de Moçambique, que viria a acontecer em junho de 1975.

1988 – A Sojornal, proprietária do semanário Expresso, adquiriu o vespertino A Capital.

1992 – O presidente angolano, Eduardo dos Santos, e o dirigente da UNITA, Jonas Savimbi, chegam a acordo quanto à formação de um Governo de unidade nacional após as eleições.

1998 — O grupo Renascença lançou a sua terceira estação, a Mega FM.

1999 – Xanana Gusmão, líder da resistência timorense, foi libertado, ficando sob proteção da embaixada britânica em Jacarta.

2001 – Estreou-se o filme de Manoel de Oliveira “Vou para Casa”.

2003 – A passagem aérea de peões junto ao Palácio de Queluz, no IC19, desabou sobre dois automóveis, provocando quatro feridos.

– Morreu o repórter fotográfico Luís d’Orey, aos 46 anos. Trabalhava para  o DN, depois de ter passado ealo Público.

2005 — Investigadores portugueses lançaram o sistema de interpretação de imagens de satélite dos oceanos, ampliando a análise das zonas costeiras e o controlo de qualidade da água.

– Foi aprovado o modelo do novo Cartão de Cidadão.

2007 – Após muitas horas de interrogatório na Polícia Judiciária de Portimão, Kate McCann foi constituída arguida no caso do desaparecimento da sua filha Madeleine

2009 – Domingos Lopes, ex-membro do Comité Central do PCP, abandonou o partido, justificando a sua saída com questões políticas e ideológicas, uma vez que já não se identificava “enquanto militante” com o partido, embora não tenha mudado de ideais. Numa carta endereçada à direção, o ex-militante comunista fez duras críticas ideológicas e políticas ao partido.

–  A jornalista sudanesa Lubna Ahmed al-Hussein foi condenada a pagar uma multa de 140 euros por vestir calças e depois, presa por se ter negado a pagar a quantia.

2013 – A Eslovénia decidiu fechar dois bancos, para evitar pedido de ajuda.

2014 – O despiste de um carro, que estava em competição no Rali Sprint de Guimarães, provocou a morte a 3 pessoas e feriu mais 6.

2015 – Pediu desculpa, trinta anos depois, o espião francês que afundou o navio Greenpeace, um ataque que vitimou o fotografo Fernando Pereira, que estava a bordo.

2016 – O governo sírio voltou a ser acusado de utilizar armas químicas em Aleppo.

2017 – Arqueólogos do Instituto de Património Nacional da Tunísia e arqueólogos da Universidade de Sassari, em Itália, descobriram ruínas submarinas pertencentes à antiga cidade romana de Neapolis, destruída por um tsunami no dia 21 de julho de 365. Os investigadores encontraram numerosas ruas, monumentos e cerca de uma centena de tanques para produzir garum, um molho de peixe fermentado, muito popular na antiga Grécia e Roma, produto que tinha um importante papel na economia da cidade.

=============.

Este é o ducentésimo quinquagésimo dia do ano. Faltam 115 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Somente quando esquecemos tudo quanto aprendemos é que começamos a saber”. Henry David Thoreau (1817-1862), escritor e filósofo norte-americano.

                                                                             Cidade de Faro

 

Marcado como