EFEMÉRIDES: 7 DE FEVEREIRO – DATA DA MORTE DE SEBASTIÃO DA GAMA
Escrito por ARCO em Fevereiro 7, 2018
EFEMÉRIDES
7 de fevereiro
1894 – Morreu o musicólogo alemão e construtor de instrumentos Adolfo Sax. Foi o criador do saxofone.
1927 – Ocorreu a Revolta do Reviralho, em Lisboa. Por vezes também referida como Revolução de Fevereiro de 1927, foi uma rebelião militar, centrada no Porto, onde estava instalado o centro de comando da revolta, liderada pelo general Adalberto Gastão de Sousa Dias, que terminou com a rendição e prisão dos revoltosos e se saldou em cerca de 80 mortos e 360 feridos no Porto e mais de 70 mortos e 400 feridos em Lisboa. Foi a primeira tentativa consequente de derrube da Ditadura Militar que então se consolidava em Portugal, na sequência do Golpe de 28 de Maio do ano anterior, e iniciando um conjunto de ações de contestação que ficaram conhecidas pelo Reviralhismo. Foi a Revolta do Reviralho que justificou a criação da Polícia de Informações, que esteve na base da PVDE/PIDE-DGS.
1952 – Morreu o poeta Sebastião da Gama, autor de “Serra-Mãe”. Licenciou-se em filologia românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi professor em Lisboa, na Escola Industrial e Comercial Veiga Beirão, em Setúbal, na Escola Industrial e Comercial que atualmente tem o seu nome e, em Estremoz, na Escola Industrial e Comercial local. Colaborou nas revistas Mundo Literário, Árvore e Távola Redonda. A sua obra encontra-se ligada à Serra da Arrábida, onde vivia e que tomou por motivo poético de primeiro plano. Foi uma carta sua, enviada em agosto de 1947, para várias personalidades, a pedir a defesa da Serra da Arrábida, que constituiu a motivação para a criação da Liga para a Protecção da Natureza, a primeira associação ecologista portuguesa. Em Vila Nogueira de Azeitão, existe o Museu Sebastião da Gama, destinado a preservar a memória e a obra do Poeta da Arrábida, como era também conhecido. Faleceu precocemente aos 28 anos, vítima de tuberculose renal, de que sofria desde adolescente.
1975 – Foi criado o IAPMEI, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas.
1984 – Membros da FP-25 assaltaram uma viatura de transporte de valores do Grupo 8, no Marquês de Pombal, no centro de Lisboa. O roubo atingiu cerca de 108 mil contos, que correspondem a 540 mil euros.
– Morreu o ator Francisco Ribeiro, Ribeirinho, aos 73 anos. Ator, diretor de companhias teatrais, encenador e realizador, estreou-se no teatro com o apoio de Chaby Pinheiro e trabalhou em várias companhias no país inteiro. Mais tarde, formou, juntamente com o seu irmão António Lopes Ribeiro, «Os Comediantes de Lisboa», onde reuniu as mais famosas figuras do teatro. Foi também o director da companhia «Teatro do Povo». Ligado à direcção de artistas, preocupou-se principalmente em descobrir novos valores, ao mesmo tempo que se afirmava como encenador de muito mérito. Como encenador recebeu o Prémio Eduardo Brazão em1959 e como actor o Prémio Bordalo em 1969, na categoria “Teatro de Revista”.
1990 – Maria Branca dos Santos ou D. Branca, a Banqueira do Povo, foi condenada a dez anos de prisão.
1992 – Foi assinado o Tratado da União Europeia, na cidade holandesa de Maastricht.
2003 – Foram despedidos 300 trabalhadores da fábrica de calçado C&J Clark, de Castelo de Paiva.
2007 – José Manuel dos Santos, cronista do semanário Expresso, foi distinguido com o Prémio da Crónica João Carreira Bom/Sociedade da Língua Portuguesa.
– A poetisa Ana Luísa Amaral venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d´Escritas, com a obra “A Génese do Amor”.
– Morreu António de Seixas da Costa Leal, aos 86 anos, presidente da seguradora Lusitânia. Foi também vice-governador do Banco de Portugal e presidente do Montepio Geral entre 1991 e 2003.
2008 – A Assembleia da República rejeitou por maioria quatro propostas de realização de um referendo ao Tratado Europeu com os votos negativos da maioria das bancadas do PS e do PSD.
2010 – Morreu uma das mais importantes vozes da música cabo-verdiana, a cantora Hermínia d’Antónia de Sal, na ilha do Sal, aos 65 anos, vítima de doença prolongada.
2014 – A Polícia do Camboja recuperou uma urna dourada que alegadamente conterá relíquias e cinzas de Buda, cujo roubo no final de 2013 provocou protestos de fiéis e da comunidade de monges.
2016 -A polícia espanhola deteve sete pessoas por suspeita de ligações a organizações terroristas
2017 – Parte do teto da Sé de Viana do castelo desabou. O padre responsável do templo atribuiu a ocorrência ao mau tempo, mas também ao facto de não se ter concluído a reabilitação iniciada em 2014.
=================.
Este é o trigésimo oitavo dia do ano. Faltam 327 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Para cá da queda do corpo e da abalada da alma, fica a obra e o que de vida presente sempre dela se depreende”. Sebastião da Gama (1924-52), escritor, poeta e professor português.