Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 7 DE ABRIL – DIA NACIONAL DOS MOINHOS

Escrito por em Abril 7, 2019

EFEMÉRIDES

7 de abril

Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial da Optometria, Dia Internacional da Memória do Genocídio no Ruanda em 1994, Dia da Mulher Moçambicana, Dia Nacional dos Moinhos e Dia do Jornalista.

1263 – Os restos mortais de Santo António de Lisboa foram transferidos para a Basílica de Santo António, em Pádua.

1498 – Os navios de Vasco da Gama, que seguiam a caminho da Índia, fundearam em Mombaça, a norte de Moçambique, na costa oriental da África.

1506 – Nasceu S. Francisco Xavier, Foi um padre jesuíta, missionário, mestre de Humanidades, companheiro de Inácio de Loyola.

1614 — Morreu El Greco, um nome maior da arte europeia.

1821 – O Governo liberal saído da Revolução de Setembro de 1820 suprimiu os chamados “direitos banais”, impostos e tributos do período senhorial.

1893 – Nasceu, em São Tomé e Príncipe, o artista plástico e escritor José de Almada Negreiros, autor de “Nome de Guerra” e do “Manifesto Anti-Dantas”.

1921 – Foi fundado o Diário de Lisboa.

1943 – Nasceu, em Brejenjas, na freguesia de Silveira, do concelho de Torres Vedras, o ciclista Joaquim Agostinho, considerado um dos melhores ciclistas dos anos 70 do século passado. Brilhou na “Volta a Portugal”, no “Tour de France” e na “Vuelta” à Espanha.

1945 — Os aviadores da Armada norte-americana afundaram o maior navio de guerra japonês, o Yamato, no Pacífico.

1947 — Foi criada a Federação Portuguesa de Voleibol

1968 – A URSS lançou a sonda lunar Luna 14.

– Morreu o campeão da Fórmula 1, Jim Clark, num acidente no circuito alemão de Hockeneim.

1987 – O Dia Mundial da Saúde foi assinalado em Portugal com a introdução da vacina VSPR, antissarampo, papeira e rubéola.

1989 – Um submarino nuclear soviético afundou-se ao largo da Noruega.

1992 – Morreu a escritora Graça Pina de Morais, autora de “A Origem”.

1993 – Morreu a atriz portuguesa Irene Isidro, aos 85 anos.

2004 — Foram encontrados, ao largo de Marselha, no Mediterrâneo, os destroços do avião em que desaparecera o escritor e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Principezinho”.

2005 – Bruno Pacheco venceu a 7ª edição do Prémio União Latina de Artes Plásticas.

– A TSF realizou a primeira emissão de rádio para surdos, em Portugal.

2006 – O Conselho de Opinião do grupo RTP deu parecer favorável à nomeação de Paquete Oliveira e de José Nuno Martins para os cargos de provedor da RTP e RDP, respetivamente.

2008 – A passagem da chama olímpica de Pequim2008 por Paris ficou marcada por vários incidentes, protagonizados por manifestantes pró-Tibete, que obrigaram ao cancelamento dos últimos percursos da estafeta que deveria passar pelas principais artérias da cidade.

2011 – Maria Emília Tito de Morais morreu em Lisboa na sequência de complicações pós-operatórias. Tinha 87 anos e esteve no grupo que fundou o PS.

2015 – A Câmara de Cascais, com maioria PSD/CDS,  chumbou a proposta apresentada pelo vereador do PS Alexandre Sargento para retirar a medalha de mérito empresarial atribuída pelo município ao ex-presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado.

2016 – João Soares reagiu a um artigo de Augusto Seabra publicado no Público prometendo “bofetadas” ao crítico do jornal e ainda a Vasco Pulido Valente. O então, ministro da Cultura não gostou do que escreveu o fundador do jornal Público e resolveu usar o Facebook para lhe responder. No post, João Soares ofereceu “um par de bofetadas” a Augusto M. Seabra, ameaçando também Vasco Pulido Valente.

2017 – A Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa repôs os parquímetros retirados de Carnide e disse esperar “bom senso” da população.

…………………………………….

Este é o centéssimo vigéssimo sétimo dia do ano. Faltam 238 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Não existe nada de bom ou mau. Apenas o pensamento concede tais qualificações”. William Shakespeare (1564-1610), dramaturgo inglês.

                                                            Moinho da Laureana, em Famões

Marcado como