Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 6 DE NOVEMBRO – DATA DA MORTE DE COLUMBANO

Escrito por em Novembro 6, 2018

EFEMÉRIDES

6 de novembro

Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempo de Guerra e de Conflitos Armados.

Feriado Municipal em Boticas, Paços de Ferreira, Rio Maior e Valpaços, onde se assinala a data da criação dos respetivos municípios.

1656 – Morreu D. João IV. Foi o líder da Guerra da Restauração pela conquista e reconhecimento da independência de Portugal.

1772 – O Marquês de Pombal oficializou o ensino primário em Portugal.

1921 – O Teatro Ginásio de Lisboa foi destruído por um incêndio.

1929 – Morreu o pintor Columbano Bordalo Pinheiro. Após completar a sua formação, rumou a Paris, com uma bolsa de estudos custeada pelo rei consorte D. Fernando II de Portugal, já viúvo da rainha D. Maria II de Portugal. Foi em França, que recebeu a influência de pintores como Manet e Edgar Degas, sendo esta notável na sua obra. Na “cidade-luz”, Columbano representou-se, em 1882, numa grande exposição, no famoso “Salon de Paris“, onde apresentou ao público, maioritariamente burguês, o quadro Soirée chez Lui, surpreendentemente aclamado pela difícil crítica de artes parisiense. De regresso a Portugal juntou-se ao “Grupo do Leão” que ambicionava renovar a estética das composições na arte. Nesse período ficaram célebres os retratos de Ramalho Ortigão, Teófilo Braga, Eça de Queirós e Antero de Quental, todos da sua autoria. Além disso deu nova ênfase aos palácios lisboetas, ao pintar os painéis que se encontram na sala de receções do Palácio de São Bento, os painéis dos Passos Perdidos.

1975 – Realizou-se o célebre debate televisivo na RTP entre o líder socialista Mário Soares e o secretário-geral do PCP, Álvaro Cunhal. Soares acusa o chefe dos comunistas de querer instaurar uma nova ditadura no país. Cunhal que o considera o chefe da reação responde com uma frase que fica célebre: “Olhe que não, doutor, olhe que não…”.

2002 – Começou, em Lisboa, a demolição do Estádio José Alvalade, que fora inaugurado a 10 de junho de 1956.

2003 – O grupo têxtil Melka encerrou as duas últimas empresas em Portugal, deixando no desemprego 308 trabalhadores.

2005 – Cerca de 1300 carros foram incendiados, dez polícias anti-motim ficaram feridos e 312 pessoas foram detidas, em bairros suburbanos de diferentes regiões de França, no 11º dia de violência.

2006 – A TAP chegou a acordo com o grupo Espírito Santo para a compra da Portugália, por 140 milhões de euros.

– O compositor português José Manuel Mesquita Lopes, com o tema “Estudo com sequência”, foi um dos vencedores do I Concurso luso-espanhol de composição para guitarra clássica “Cidade de Badajoz”.

2007 – Uma operação contra 20 alegados terroristas conduziu à detenção de 15 suspeitos em Portugal, França, Itália e Reino Unido, segundo as várias autoridades envolvidas. A Eurojust, organismo de cooperação judiciária da União Europeia, afirma que a rede pan-europeia, tem uma ligação clara à Al-Qaida e teria programado ataques terroristas em Itália, no Afeganistão, no Iraque e nos países árabes

2008 – Cerca de 2.000 sindicalistas da CGTP desfilaram até à Assembleia da Republica para manifestar o seu repúdio pelo Código do Trabalho e prometeram “continuar a lutar no terreno” contra a nova legislação

– Morreu o pintor Raul da Costa Camelo, aos 84 anos, em Paris, onde vivia desde 1950. O pintor, natural da Covilhã, planeava uma grande exposição na Amadora. Raul Costa Camelo expôs com frequência em França e Portugal. Os críticos de arte qualificam a sua obra abstrata como de uma “modernidade intemporal”

2012 – Apenas numa semana, Guimarães ficou sem metade da sua imprensa local. Os jornais “Notícias de Guimarães” e “Expresso do Ave” não resistiram à crise e terminaram a sua publicação.

2013 – A Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI, em Fátima, vocacionada para o tratamento de pessoas com demência e especializada no tratamento de doentes com Alzheimer, recebeu os primeiros doentes.

2014 – O papa Francisco decidiu que um sacerdote argentino, condenado a uma pena de prisão por pedofilia, não poderia exercer mais as suas funções.

2015 – O PCP anunciou em comunicado, a existência de um documento conjunto com o PS a fim de viabilizar uma alternativa governativa protagonizada pelos socialistas.

2016 – Pela primeira vez, físicos russos conseguiram “dissolver” água numa esmeralda, substituindo as ligações de hidrogénio que geralmente mantêm as moléculas juntas.

2017- Trabalhadores de uma das fábricas fornecedoras da marca Zara, detida pelo grupo espanhol Inditex, usaram as peças de roupa que produziam para denunciar a falta de pagamento por parte da empresa, escondendo no interior dos artigos, mensagens de protesto.

=============.

Este é o tricentésimo décimo dia do ano. Faltam 55 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Desaprender oito horas por dia ensina os princípios”. Manoel de Barros (1916), poeta brasileiro.

Marcado como