EFEMÉRIDES: 6 DE FEVEREIRO – HÁ 110 ANOS SUBIA AO TRONO D.MANUEL II, O ÚLTIMO REI DE PORTUGAL
Escrito por ARCO em Fevereiro 6, 2018
EFEMÉRIDES
6 de fevereiro
1608 – Nasceu António Vieira. Foi padre jesuíta, professor de Retórica e de Humanidades, crítico da sociedade e da escravatura, defensor dos cristãos-novos, autor da “Apologia das Coisas Profetizadas”.
1715 – Foi assinado o Tratado de Utreque, acordo de paz entre D. João V e Filipe V de Espanha. Portugal recebeu a Colónia do Sacramento, atual Uruguai.
1897 – D. Carlos vetou a proposta de nomeação de novos pares do reino, apresentada pelo Governo de Hintze Ribeiro.
1901 — Morreu o poeta e estadista Tomás Ribeiro.
1908 – Subiu ao trono de D. Manuel II. Haveria de ser o último rei de Portugal até à implantação da República.
1918 – No Reino Unido, foi concedido o direito de voto às mulheres com mais de 30 anos.
1951 – Morre o ator Estêvão de Amarante. Foi uma das verdadeiras lendas da revista à portuguesa. Actor e cantor, estreou-se no teatro com apenas doze anos de idade.
1964 – O Reino Unido e a França acordaram a construção de um túnel ferroviário entre os dois países, sob o Canal da Mancha.
1975 – A Assembleia dos 200 do MFA decidiu a institucionalização do movimento.
1992 – Os terceiro e quarto canais portugueses de televisão foram atribuídos, à SIC e TVI respetivamente.
2003 – Morreu o poeta moçambicano José Craveirinha, aos 80 anos. Foi Prémio Camões 1991.
2004 – Portugal assumiu o compromisso de venda da maioria do capital da central hidroelétrica de Cahora-Bassa a Moçambique.
2007 – Começaram a ser julgados no Tribunal Criminal do Porto 16 jornalistas do Público e do JN, acusados de crimes de violação do segredo de justiça, no âmbito do processo Casa Pia.
– Seis dezenas de países, entre os quais Portugal, assinaram em Paris a Convenção para a Protecção de Todas as Pessoas Contra os Desaparecimentos.
– O fundista Fernando Silva, campeão nacional de crosse em 2005 e 2006, foi suspenso de todas as competições, por doping.
– O poeta, ficcionista, ensaísta e tradutor Vasco Graça Moura foi galardoado com o Prémio Vergílio Ferreira
2008 – O velejador olímpico João Rodrigues ascendeu ao primeiro lugar do ranking mundial da classe RS:X (prancha à vela).
– Morreu o pintor Luís Ralha, vítima de cancro aos 73 anos
2010 – O padre José Tolentino de Mendonça recebeu o prémio literário da Fundação Inês de Castro.
2012 – A Associação Nacional de Agentes de Segurança Privada denunciou que, nos últimos anos, milhares de utentes dos transportes públicos foram multados ilegalmente por seguranças privados sem habilitação para esta fiscalização.
2013 – Um estudo da Deco concluiu que quase dois terços dos lares que recebem televisão digital terrestre tinham problemas de recepção do sinal.
2015 – Duas pessoas morreram, na sequência da queda de uma aeronave no concelho de Azambuja
2016 – Foi localizado o grupo de montanhistas que estava desaparecido no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
2017 – O deputado madeirense José Manuel Coelho pediu asilo político no ilhéu da Pontinha, um rochedo situado a cerca de 70 metros da ilha da Madeira, de modo a escapar à pena de prisão efetiva a que tinha sido condenado.
=================.
Este é o trigésimo sétimo dia do ano. Faltam 328 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Verdadeiramente não há nem pode haver perigo de erro onde o incerto se não lê como certo, senão o duvidoso como duvidoso e o falível como falível”. Padre António Vieira (1608-97), opondo-se à indexação de textos proibidos.