Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 5 DE MARÇO – HÁ 102 ANOS MORREU O PRIMEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA

Escrito por em Março 5, 2019

EFEMÉRIDES

5 de março

Feriado Municipal em Ferreira do Alentejo, onde se assinala a criação do Concelho.

1770 – Ocorreu o massacre de Boston. O confronto entre colonos e tropas britânicas provoca a morte de muitos civis e a irreversibilidade da luta pela independência dos EUA.

1858 – Nasceu José Relvas, que viria a ser o dirigente Republicano, que proclama a República Portuguesa na Câmara de Lisboa, a 05 Outubro de 1910.

1891 – Começou a publicar-se a terceira série do semanário satírico O António Maria, de Rafael Bordalo Pinheiro.

1917 – Morreu em Lisboa, aos 76 anos, Manuel de Arriaga. Foi o primeiro presidente da República Portuguesa.

1925 – Ocorreu um golpe militar dirigido por três oficiais monárquicos que tentaram  ocupar o quartel general de Lisboa.

1932 – Foi criada a Academia Nacional de Belas-Artes, a partir das academias de Lisboa e Porto, que tinham sido fundadas em 1836.

1969 – A cápsula Apolo-9 fez a primeira emissão televisiva do espaço.

1970 – Entrou em vigor o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, ratificado por 43 países, entre os quais Portugal.

1974 – Reuniu-se a Comissão Coordenadora do Movimento dos Oficiais das Forças Armadas, em Cascais. Foi aprovado o documento “O Movimento, as Forças Armadas e a Nação”.

1986 – No início da 20ª edição do Rali de Portugal, o carro de Joaquim Santos despistou-se no final da classificativa “Lagoa Azul” e causou a morte a três pessoas.

1990 – Chegou às bancas o primeiro número do diário “Público”, dirigido por Vicente Jorge Silva.

1996 – Os arquitetos portugueses João de Vasconcelos e Carlos Severo venceram o prémio Thyssen de Arquitetura.

2001 – Demitiu-se o ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho, poucas horas após a queda da ponte de Entre-os-Rios.

2006 – Morreu, aos  88 anos, António Manuel Pinto Barbosa, economista, antigo ministro das Finanças e ex-governador do Banco de Portugal.

2008 – Morreu, em Santana, vítima de doença prolongada, aos 88 anos, o historiador Joel Serrão, autor de dezenas de títulos de história, nomeadamente o “Dicionário de História de Portugal”.

2013 – Os ministros das Finanças da União Europeia chegaram em Bruxelas a um acordo de princípio com vista à extensão dos prazos para pagamento dos empréstimos solicitada por Portugal e Irlanda, no quadro dos respetivos programas de assistência financeira.

2014 – Cristiano Ronaldo bateu o record de Pauleta, ao marcar o 48º golo pela Seleção Nacional.

2016 – Pedro Passos Coelho foi reeleito líder dos sociais democratas portugueses com 95% dos votos expressos.

2017 – Dois argelinos ilegais fugiram a nado de um navio no rio Tejo, que estava aportado no Barreiro.

2018 – António Costa e Mariano Rajoy assinalaram o inicio das obras no corredor ferroviário internacional do Sul, com o lançamento do concurso para o troço Évora-Elvas e o começo dos trabalhos entre Elvas e Caia, “a maior obra de linha ferroviária nova dos últimos cem anos” e que passará a ligar Lisboa, Setúbal e Sines a Badajoz.

=============.

Este é o sexagésimo quarto dia do ano. Faltam 301 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Nós temos os homens, as aptidões, os recursos e, acima de tudo, a vontade (…). Devemos ser o arsenal da democracia”. Franklyn D. Roosevelt (1882-1945), 32º Presidente dos EUA, em vésperas da entrada do país na II Guerra Mundial.

                     Manuel de Arriaga foi o primeiro presidente da República Portuguesa

Marcado como