EFEMÉRIDES: 5 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
Escrito por ARCO em Junho 5, 2019
EFEMÉRIDES
5 de junho
Dia Mundial do Ambiente
1821 – D. Pedro jurou as Bases da Constituição liberal portuguesa que deram origem à Lei Fundamental de 1822.
1883 – Foi inaugurado o Expresso do Oriente. Foi a primeira ligação ferroviária a ter carruagens cama.
1898 — Nasceu o poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca.
1906 – A linha-férrea do Sul chegava finalmente a Vila Real de Santo António.
1942 – O primeiro relatório das SS sobre o uso de camiões com câmaras de gás, para o assassínio de prisioneiros, assegurava que “97 mil pessoas foram processadas”.
1947 — O secretário de Estado dos EUA George Marshall apresentou, em Harvard, o primeiro esboço do chamado Programa Marshall, projeto de ajuda económica à Europa, no pós-Guerra.
1967 – Começava a Guerra dos Seis dias, a terceira guerra israelo-árabe, que opôs Israel ao Egipto, à Síria e à Jordânia.
1968 – Robert Kennedy, senador dos EUA e candidato à Presidência, foi alvejado em Los Angeles, no dia em que venceu as Primárias na Califórnia. Acabaria por morrer no dia seguinte.
1975 – Foi nacionalizado o Metropolitano de Lisboa.
1984 — Foi aprovada a proposta de Lei da Rádio, que passou a admitr a existência de operadores privados, locais e regionais, abrindo o caminho à liberalização do sector em Portugal.
1991 – Mikhail Gorbachov recebeu, em Oslo, o Prémio Nobel da Paz de 1990.
2004 — O Metro do Porto inaugurou a ligação entre a Trindade e Campanhã.
2006 – A pianista portuguesa Maria João Pires foi distinguida com o Prémio Internacional de Música Dom Juan de Borbón
– A Áustria tornou-se o primeiro país europeu a instaurar o voto a partir dos 16 anos para todos os escrutínios de sufrágio universal, com a aprovação no parlamento da sua reforma do sistema eleitoral.
2008 – Cerca de 600 enfermeiros concentram-se em frente do Ministério da Saúde para “lembrar à ministra que é preciso resolver a precariedade dos profissionais deste sector”, como a falta de enfermeiros nos hospitais e o excesso do desemprego
– A manifestação da CGTP contra a proposta de revisão do Código do Trabalho juntou em Lisboa cerca de 200 mil pessoas
2009 – José Eduardo Bettencourt foi eleito presidente do Sporting.
2010 – Entrou em vigor a Lei 9/2010 que passou a permitir o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O diploma tinha sido publicado em “Diário da Repíblica no último dia do mês anterior.
2013 – O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, anunciou que os professores começariam já em Setembro a trabalhar 40 horas por semana, mas que, apesar disso, não lhes seria aumentada a componente lectiva
2014 – Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hipertensão revelou que a mortalidade por acidente vascular cerebral baixou 46% em Portugal na última década
2016 – A Inspeção Geral da Educação e Ciência instaurou um processo de averiguações a dois colégios, por alegadamente terem pressionado alunos a participar em iniciativas de defesa dos contratos de associação com o Estado.
2017 – Um grupo de ativistas de extrema-direita lançou uma campanha para dificultar a vida aos barcos que se dedicam a resgatar refugiados no Mediterrâneo.
2018 – Foi uma promessa feita ao filho mas valeu inquérito disciplinar. O piloto que fez manobras acrobáticas perigosas em Santa Maria da Feira, com um helicóptero da Protecção Civil, foi suspenso e alvo de um inquérito disciplinar.
===========.
Este é o centésimo quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam 209 dias para o termo de 2019.
Pensamento do dia: “Todas as coisas têm o seu mistério, e a poesia é o mistério de todas as coisas”. Federico García Lorca (1898-1936), poeta e dramaturgo espanhol.