Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 4 DE SETEMBRO – DATA DA ASSINATURA DO TRATADO DE ALCAÇOVAS

Escrito por em Setembro 4, 2018

EFEMÉRIDES

4 de setembro

1479 – Foi assinado o Tratado de Alcáçovas, entre D. João II e os Reis Católicos, que põe fim à Guerra de Sucessão de Castela.

1886 – Rendeu-se Jerónimo. Foi o último guerreiro índio norte-americano e a capitulação aconteceu  na batalha de Skeleton Canyon, Arizona.

1888 – George Eastman registou a patente da máquina fotográfica Kodak.

1962 — Os Beatles gravaram a primeira versão de “Love me do” com Ringo Starr. A versão integrada no álbum “Please Please me”, seria feita apenas a dia 11.

1980 – António Ramalho Eanes confirmou a sua recandidatura à Presidência da República Portuguesa.

1981 – Tomou posse o VIII Governo Constitucional, presidido por Pinto Balsemão.

1986 – Morreu  Otto Glória, aos 69 anos. Treinador de futebol foi selecionador de Portugal no Mundial de Inglaterra de 1966, onde as “quinas” conquistaram o terceiro lugar.

1995 – A Federação das Organizações de Arte Rupestre reconheceu a “importância da herança cultural de Vale do Coa”.

– Morre o ator brasileiro Paulo Gracindo, aos  84 anos.

1996 – Morreu o ator Baptista Fernandes. Foi fundador do Teatro Experimental do Porto.

1997 – O ex-delegado da Bayer, Alfredo Pequito, denunciou que há médicos a prescrever medicamentos em troca de prendas e viagens a congressos de teor científico duvidoso. A denúncia motivou uma investigação pelo Ministério Público.

2002 – Foram adjudicadas as obras do Parque Industrial da Matola, o primeiro em Moçambique, com a participação da Associação Empresarial de Portugal e do IPE.

2003 – A Comissão de Jurisdição do Partido Socialista expulsou Fátima Felgueiras do partido.

2004 — O balanço da tentativa de resgate dos reféns da escola de Beslan, na Ossétia do Norte, resultou em 330 mortos, entre os quais estavam 156 crianças.

2006 – Arrancou a última fase da liberalização do mercado elétrico em Portugal.

2007 – Portugal subiu 41 lugares na lista dos melhores países em práticas de governo eletrónico, tornando-se o sétimo melhor país do mundo, segundo a listagem divulgada pela Universidade de Brown

2008 – O Governo aprovou o novo regime jurídico das armas, que passou a prever a aplicação da prisão preventiva em todos os casos de crimes cometidos com detenção ou com recurso a arma proibida.

– Morreu António Portugal, arquiteto e autor, entre outros projetos, do Centro de Arte Graça Morais, em Vila Flor. Tinha 44 anos.

2010 – Paul Conrad morreu, aos 86 anos. O cartoonista norte-americano, distinguido por três vezes com o prémio Pulitzer, morreu em sua casa, em Rancho Palos Verdes, Califórnia.

2014 – O Grémio de Porto Alegre foi excluído da Taça do Brasil  em futebol, por alegados insultos racistas.

2015 – José Sócrates foi libertado, com a sua condição de prisão preventiva a ser alterada para prisão domiciliária..

2016 – Morreu a escritora Maria Isabel Barreno, aos 77 anos. Foi uma das “Três Marias”, nome porque ficou conhecido o processo em que foi julgada pelo Estado Novo de Marcelo Caetano, pela escrita da obra que publicou em 1971, conjuntamente com Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. “As Novas Cartas Portuguesas”, mais não eram do que um tratado sobre os direitos das mulheres em Portugal, mas foram consideradas pelo regime fascista como contendo teor pornográfico. É claro que este julgamento só poderia resultar em absolvição, após o 25 de abril e já em regime de Liberdade.

2017 – O Governo português condenou, o  recente teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, considerando que “compromete a segurança regional e internacional” e “constitui mais uma flagrante e inaceitável violação” das resoluções da ONU.

==============.

Este é o ducentésimo quadragésimo sétimo dia do ano. Faltam 118 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A faculdade de criar nunca nos é dada sozinha. Ela anda sempre acompanhada do dom da observação”. Igor Stravinsky (1882- 1971), compositor russo.

 

Marcado como