EFEMÉRIDES: 4 DE OUTUBRO – A REPÚBLICA FOI IMPLANTADA EM LOURES
Escrito por ARCO em Outubro 4, 2018
EFEMÉRIDES
4 de outubro
Dia Mundial do Animal e Dia do Médico Veterinário.
1582 – Morreu Teresa de Jesus, Santa Teresa de Ávila. Foi uma freira carmelita, do século XVI, importante pelas suas obras sobre a vida contemplativa através da oração mental e pela sua atuação durante a Contra Reforma. Foi também uma das reformadoras da Ordem Carmelita e é considerada co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, juntamente com São João da Cruz. Quarenta anos depois de sua morte, foi canonizada pelo papa Gregório XV e em 1970, Paulo VI proclamou-a uma Doutora da Igreja. Depois de sua morte, o culto a Santa Teresa espalhou-se pela Espanha durante a década de 1620 principalmente durante o debate nacional pela escolha de um padroeiro, juntamente com Santiago Matamoros.
1907 – Morreu o compositor Alfredo Keil, que foi o autor da música de “A Portuguesa”, o Hino Nacional.
1910 – Começou o levantamento republicano em Lisboa. A desorganização do movimento acabaria por levar o almirante Cândido dos Reis ao suicídio, convencido de que a operação estaria votada ao fracasso. Machado dos Santos assumiu então o comando da força revolucionária e acabou por vencer as tropas monárquicas comandadas por Paiva Couceiro e entrou para a História com o título de Herói da Rotunda. A Norte de Lisboa e quando se ouviram, ainda de madrugada, na Calçada de Carriche, o troar dos canhões, para os republicanos era a certeza do derrube da monarquia. No Centro Escolar Republicano, que ficava no Largo do Chafariz, atual Largo 4 de outubro reuniram-se o farmacêutico Augusto Moreira Feio, o padeiro Manuel Marques Raso, o operário Jacinto Duarte, o escrivão José Joaquim Veiga, o comerciante Joaquim Augusto Dias, o ourives António Rodrigues Ascenso, o regedor José Paulo Oliveira e José Ferreira Cleto, que juntamente com muitos outros cidadãos esperaram o desenrolar dos acontecimentos. Às 15 horas, os oito homens nomeados para constituir a Junta Revolucionária dirigiram-se aos Paços do Concelho, ocuparam o edifício e hastearam, pela mão de Joaquim Augusto Dias a bandeira com as cores republicanas e declararam pela voz de Augusto Moreira Feio, a implantação da República em Loures.
1959 – Foi inaugurada a Base Aérea de Monte Real.
1965 – Foi publicado o “Manifesto dos 101 Católicos” contra a política colonial da ditadura, assinado por Sophia de Mello Breyner Andresen, Francisco Sousa Tavares, Nuno Bragança e Bénard da Costa, entre outros.
1976 – Foi criada a Ordem da Liberdade da República Portuguesa.
1996 – Morreu Teresa Santa Clara Gomes, aos 60 anos. Foi secretária de Estado da Cultura e secretária de Estado adjunta de Maria de Lourdes Pintassilgo, no V Governo Constitucional.
– O cineasta português Manoel de Oliveira recebeu o Prémio dos Estudos Fílmicos da Universidade de Coimbra.
2003 – Uma falha geológica provocou o desabamento de terras nas obras da Estação do Marquês de Pombal do Metro do Porto.
– Portugal venceu o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, que se realizou em Oliveira de Azeméis. Foi primeiro no grupo D, com três vitórias, 4-3 à França, 12-0 à Holanda e 8-1 à Alemanha. Nos quartos de final afastou o Brasil por 4-1 e nas meias finais a Argentina por 2-1. Na final a Seleçao das Quinas bateu a Itália por 1-0
2006 – O médico Albino Aroso, impulsionador do planeamento familiar em Portugal e dos cuidados materno-infantis, venceu o primeiro Prémio Nacional de Saúde.
2008 – A antiga bastonária da Ordem dos Enfermeiros Mariana Dulce Diniz de Sousa ganhou o Prémio Nacional de Saúde 2008, pelos “contributos inequívocos prestados no decurso do seu desempenho profissional”.
– A seleção portuguesa de hóquei em patins de sub-20 sagra-se campeã europeia da categoria, ao vencer a Espanha por 2-1, em prova que decorreu na localidade alemã de Hamm
2009 – Morreu, com 74 anos, Mercedes Sosa, “La Negra”, cantora argentina, a célebre voz da América Latina.
2010 – O advogado e escritor Henrique de Senna Fernandes, autor de “A Trança Feiticeira” e “Amor e Dedinhos de Pé” morreu em Macau, aos 86 anos.
2014 – Morreu o ator Rodrigo Menezes, aos 40 anos.
2016 – Milhares de mulheres, vestidas de negro, saíram à rua na Polónia para contestar a proibição da interrupção voluntária da gravidez.
2017 – A directora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Luísa Maia Gonçalves, apresentou a sua demissão, na sequência de uma reunião solicitada pela ministra da Administração Interna com a intenção de a exonerar. Em causa esteve o incumprimento dos objetivos da tutela.
============
Este é o ducentésimo septuagésimo sétimo dia do ano. Faltam 88 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar”. Fernando Pessoa/Alberto Caeiro (1888-1935), poeta português.
Foto: C.M.L.: A Junte Revolucionária que implantou a República em Loures