Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 4 DE NOVEMBRO – A UNESCO FAZ 72 ANOS

Escrito por em Novembro 4, 2018

EFEMÉRIDES

4 de novembro

1877 – Foi inaugurada a ponte ferroviária, uma infraestrutura ferroviária, que permitia que a Linha do Norte passasse sobre o Rio Douro, entre as cidades do Porto e Gaia e fosse assim, possível chegar ao Porto de comboio. Foi encerrada a 24 de Junho de 1991, tendo sido substituída pela Ponte de São João. É considerada, junto com o Viaduto de Garabit, como as maiores obras-primas executadas pelo engenheiro Gustave Eiffel.

1946 – Foi constituída a UNESCO, organismo da ONU para a ciência e cultura. As atividades culturais procuram a salvaguarda do patrimônio cultural o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura. Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação. Sendo o seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo, a UNESCO financia a formação de professores e uma de suas atividades mais antigas, é a criação de escolas em regiões de refugiados.

1954 – Começou a extração petrolífera em Angola.

1987 – Morreu José Maria do Rosário, aos 67 anos. Foi presidente da União dos Resistentes Anti-fascistas Portugueses, organização de que foi um dos fundadores.

1997 – José Saramago apresentou o romance “Todos os Nomes”.

2001 – Morreu o pintor Luís Pinto Coelho, aos 59 anos.

2002 – Morreu o escritor José Martins Garcia. Contava 61 anos.

2003 – Morreu a escritora Rachel de Queiroz. Tinha 92 anos e foi a primeira mulher na Academia Brasileira de Letras.

– O maior icebergue do mundo partiu-se em dois, depois de ter sido atingido por uma violenta tempestade, no Antárctico.

2004 – Morreu Jacinto Ramos, ator e encenador, aos 87 anos. Era membro do Teatro Nacional D.Maria II, ex-diretor do CITAC e pioneiro na divulgação da dramaturgia do século XX, em particular através da Sociedade Guilherme Cossul. 2006 – A fadista Maria da Fé foi distinguida com o Prémio para a Melhor Intérprete Feminina de 2006 pela Fundação Amália Rodrigues. O Prémio Amália Rodrigues de Ensaio e Divulgação foi atribuído ao musicólogo Rui Vieira Nery, autor de “Para uma história do fado”.

2008 – O Sporting alcançou pela primeira vez na sua história os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, ao vencer em casa o Shakhtar Donetsk por 1-0, em encontro da quarta jornada do Grupo C.

2009 – A cientista Mónica Bettencourt Dias foi distinguida pela Organização Europeia de Biologia Molecular ao ser incluída na sua lista anual dos mais talentosos jovens cientistas da Europa. A investigadora dirigia o Laboratório de Regulação do Ciclo Celular do Instituto Gulbenkian de Ciência.

2013 – A Associação dos Oficiais das Forças Armadas acusou o ministro Aguiar Branco de estar obcecado com os cortes-cegos nas Forças Armadas e sugeriu mesmo a extinção do Ministério da Defesa.

2014 – Foram suspensas as vendas a descoberto das ações da Portugal Telecom.

2016 – Um estudo realizado por cientistas do Instituto EpidStat revelou que comer um ovo por dia reduz o risco de AVC.

2017 – Foram detetados oito casos de doença dos legionários no  Hospital S. Francisco Xavier.

============.

Este é o tricentésimo oitavo dia do ano. Faltam 57 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar”. Fernando Pessoa/Alberto Caeiro (1888-1935), poeta português.

Marcado como