EFEMÉRIDES: 4 DE JUNHO – RAUL INDIPWO MORREU HÁ 12 ANOS
Escrito por ARCO em Junho 4, 2018
EFEMÉRIDES
4 de junho
Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão.
1899 — Foi detetado um surto de peste bubónica, no Porto. Ricardo Jorge controlou a doença, estabelecendo um cordão de segurança.
1916 – Ocorreu o primeiro ataque alemão ao setor defendido pela primeira brigada portuguesa.
1930 – Foi criada a Universidade Técnica de Lisboa, integrando o Instituto Superior Técnico, o Instituto Superior de Agronomia, a Escola Superior de Medicina Veterinária e o Instituto Superior de Comércio.
1944 – Foi fundada a empresa Estaleiros Nacionais de Viana do Castelo, no âmbito do programa do Governo para a modernização da frota de pesca do largo.
1958 – Durante a campanha eleitoral de Humberto Delgado, realizou-se o comício no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, onde se registou forte apoio popular ao candidato da Oposição Democrática.
1978 – Morreu o escritor, tradutor e pedagogo Jorge de Sena, autor de “O Físico Prodigioso”, “Sinais de Fogo” e “No Reino da Estupidez”.
1988 – Morreu o crítico de cinema Henrique Alves da Costa, aos 77 anos. Foi fundador do movimento cineclubista português.
1991 – O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado a Assembleia da República.
1996 – Foi inaugurada a Fundação Mário Soares, em Lisboa.
1998 – Morre Maria de Lurdes Belchior, aos 74 anos. A académica era especialista em literatura portuguesa dos séculos XVI e XVII.
2000 — Começou em Lisboa a viagem de 100 escritores de 43 países através da Europa no “Comboio da Literatura”.
2003 — O Prémio Roma foi atribuído ao compositor Pedro Amaral, o primeiro português distinguido com o galardão da Académie de France.
2006 – Vanessa Fernandes venceu a etapa de Madrid da Taça do Mundo de triatlo.
– Morreu Raul Indipwo, músico do Duo Ouro Negro, aos 72 anos
2012 – A ‘troika’ aprovou a transferência de mais uma tranche de quatro mil milhões de euros, depois de considerar a quarta revisão do programa de assistência a Portugal positiva.
2013 — Morreu, aos 77 anos, António Pinto da França, embaixador que representou Portugal em diversos países e concluiu a carreira diplomática no Vaticano.
2015 – A empresária angolana Isabel dos Santos, através da Sociedade Winterfell, anuncia a compra de 65% da Efacec Power Soluntions, que agrupa as atividades centrais do grupo Efacec, com o objetivo de reforçar financeiramente a empresa portuguesa.
2016 – Dois trabalhadores agrícolas chilenos protagonizaram uma das descobertas arqueológicas mais importantes daquele país sul-americano, ao encontrarem três múmias com mais de 900 anos.
============.
Este é o centésimo quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam 210 dias para o termo de 2017.
Pensamento do dia: “Acreditai que nenhum mundo, que nada nem ninguém vale mais que uma vida ou a alegria de tê-la”. Jorge de Sena (1919-78), escritor português.