Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 4 DE JANEIRO – DIA MUNDIAL DO BRAILLE.

Written by on Janeiro 4, 2018

EFEMÉRIDES

4 de janeiro

Dia Mundial do Braille

1248 – Morreu no exílio, em Toledo, Castela, D. Sancho II, o rei português deposto pelo Papa. Longe de ser um rei fraco ou rex inutilis, em diversas alturas do seu reinado, Sancho II mostrou ter um braço de ferro para tomar posições difíceis, como retaliações sobre os não-cooperantes, a ofensiva sobre os bens e benefícios eclesiásticos, o teste constante da fidelidade que havia ao monarca, entre outros exemplos, seguindo assim um pouco a veia do seu pai falcão.

1289 – D. Dinis outorgou a mil povoadores o foral de Vila Real de Panoias.

1837 – Foi extinto o Colégio dos Nobres, que fora fundado em 1761 pelo Marquês de Pombal, dando lugar à Escola Politécnica, estabelecimento de ensino superior, aberto às diferentes classes sociais.

1863 – Possidónio da Silva fundou a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Lisbonenses.

1881 — Foi lançado o diário matutino “O Século”, em Lisboa. Extinto em 1977, publicou-se durante 114 anos.Foi fundado pelo jornalista Sebastião de Magalhães Lima, formado em Direito pela Universidade de Coimbra. Durante a sua existência foi o jornal de referência e grande rival do Diário de Notícias. Tinha uma revista semanal intitulada inicialmente Illustração Portugueza, propriedade de J.J. da Silva Graça, que foi também seu director. Entre os seus editores contaram-se José Joubert Chaves e António Maria Lopes. As fotografias das edições anteriormente publicadas estão presentes no Arquivo de Fotografia de Lisboa e constituem uma importante fonte de pesquisa dos primeiros anos de prática do futebol em Lisboa.

1929 – Morreu, em Lisboa, o poeta Guilherme de Faria, que integrou o Integralismo Lusitano.

1935 – Foi apresentado pelo deputado José Cabral, monárquico e antigo nacional sindicalista, o artigo de Fernando Pessoa publicado no Diário de Lisboa, contra a proposta de extinção das sociedades secretas

1960 – Foi formalizada a criação da EFTA, associação europeia de comércio livre, da qual Portugal foi um dos estados fundadores.

2002 – Tomou posse o primeiro executivo eleito do Município de Odivelas, liderado pelo socialista Manuel Varges.

2003 – Morre, em Lisboa, o maestro Ramón Galarza , aos 78 anos, músico de origem basca, radicado em Portugal.

2004 — Morre o pintor Silva Vieira, com 64 anos, em Lisboa.

2007 – Foi aprovada a lei de reestruturação da RTP.

2008 – A 30.ª edição do rali todo-o-terreno Lisboa-Dakar foi cancelada devido a razões de segurança, pela primeira vez na sua história. As ameaças da Al-Qaeda do Magreb citavam o Lisboa-Dacar2008 num comunicado datado  de 29 de dezembro colocando em causa as autoridades da Mauritânia, nomeadamente pelo apoio à segurança do Lisboa-Dacar2008.

2010 — Foi oficialmente inaugurada a torre Burj Khalifa Dubai, o edifício mais alto do mundo.

2013 – A maioria PSD e CDS  rejeitou as propostas de resolução do BE e do PCP para o aumento do Salário Mínimo Nacional, com o PS a abster-se na votação. No debate parlamentar centristas e sociais democratas alegram que o aumento não era uma prioridade nacional.

2014 – Cerca de 50 residentes de quatro freguesias de Paredes ficaram desalojados, durante a noite, em consequência de um tornado que danificou dezenas de habitações. O mau tempo também fez estragos em Lisboa, Porto, Portalegre e Aveiro.

2015 – A Câmara Municipal da cidade francesa de Champlan, um subúrbio a sul de Paris, negou-se a permitir o enterro de uma bebé da comunidade cigana local, despertando a reacção de activistas dos direitos humanos e controvérsia nos meios políticos.

2017 – A palavra, que passou a ser usada para designar a maioria de esquerda que apoia o Governo, liderou a votação desde o início, embora na reta final “campeão” se tenha “aproximado significativamente” da eleita. “Geringonça” foi eleita a Palavra do Ano, tendo arrecadado 35% dos cerca de 28 mil votos expressos,

==============.

Este é o quarto dia do ano. Faltam 362 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Quem constrói prisões expressa-se sempre pior do que quem se bate pela liberdade”. Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.

 

Tagged as